Modelagem organiza e processo da organ

0
258

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: De acordo com o BPM CBOK, o mapeamento dos processos é definido na área de conhecimento denominada modelagem de processos.

Modelagem de Processos ———> Representação de processos de uma empresa (via mapeamento)

                                                    De modo que o processo atual pode ser analisado e melhorado.

Redesenho de Processos ———–> Como os processos deverão funcionar futuramente.

                                              Incorpora as melhorias identificadas ao longo do mapeamento de processos.

QUESTÃO CERTA: Um dos grandes benefícios da modelagem de processos é possibilitar a documentação, a compreensão, a análise e a interação entre negócio e ambiente.

De acordo com o guia BPM CBOK, página 50: “Modelagem de processos é um mecanismo essencial para a compreensão, documentação, análise, desenho, automatização e medição de atividades de negócio, bem como medição de recursos que suportam a atividade e as interações entre a atividade de negócio e seu ambiente”.

QUESTÃO ERRADA: Como forma de identificar os vários processos da organização, o gestor não deve utilizar a modelagem organizacional.

Modelagem Organizacional (9.19): Avaliar para determinar se as unidades organizacionais ou pessoas listadas possuem quaisquer necessidades e interesses únicos que devam ser considerados. Descreverá os papéis e funções na organização e as maneiras com as quais as partes interessadas interagem e, então, auxiliarão a identificar partes interessadas que são afetadas por uma mudança.

QUESTÃO CERTA: A descrição dos componentes básicos da operação numa organização e dos relacionamentos entre eles, demonstrando como a organização concretiza seus objetivos e sua missão, permitindo ter uma visão sistêmica do negócio, desde o nível macro até a descrição detalhada das atividades, é a definição de: modelagem e processos.

QUESTÃO CERTA: Um servidor público que pretenda obter a melhoria dos seus processos organizacionais deverá, após a modelagem, determinar a situação desejada no futuro e verificar o gap em relação à situação vigente, que deverá ser o objeto de trabalho para se buscar o novo desenho do processo.

 

Mapeamento de processos: segundo o próprio CESPE, “é uma técnica usada para se entender como as atividades existentes dentro de um processo se relacionam, permitindo a identificação das diferentes atividades que compõem o processo, assim como sua sequência“;

 

“Gap”: são lacunas nos processos que precisam ser resolvidas.

QUESTÃO CERTA: Melhoria da comunicação e auxílio na identificação de papéis dentro da empresa são alguns dos benefícios do mapeamento e da modelagem de processos.

Dentre os vários benefícios proporcionados pela modelagem – que permite conhecer quais são os atores envolvidos, quais atividades são realizadas e quem toma as decisões – pode-se mencionar a melhoria da comunicação e auxílio na identificação de papéis.

QUESTÃO ERRADA: O objetivo da modelagem de um processo é a criação de uma representação fidedigna do conjunto de atividades de um processo, o que inviabiliza a aplicação heurística dos modelos.

Estaria correta se estivesse escrita assim: “O objetivo da modelagem de um processo é a criação de uma representação fidedigna do conjunto de atividades de um processo, o que não inviabiliza

Advertisement
 a aplicação heurística dos modelos.”

QUESTÃO ERRADA: Na modelagem de processos, os modelos devem ser dedicados exclusivamente às atividades de processo, em detrimento das informações de controle que dirigem a execução do processo.

A questão está errada por dizer que as informações fornecidas no processo de controle não fazem parte da modelagem. O controle está presente em todas as fases do processo. “O controle é fundamental. A modelagem também se preocupa com o futuro, com resultados. Sendo assim, as informações de controle têm importante papel (na modelagem de processos)”.

QUESTÃO CERTA: Para trabalhos que envolvam o levantamento e a modelagem de processos são recomendadas abordagens do tipo top-down (realizadas a partir de uma visão mais abstrata e genérica) e bottom-up (realizadas com informações obtidas diretamente dos atores das atividades mais operacionais).

Abordagens de modelagem de processos podem ser de cima para baixo (top-down), do meio para fora (middle-out) ou de baixo para cima (bottom-up). Alguns métodos de desenvolvimento de modelos de processos exigem uma abordagem iterativa de processo que requer várias passagens sucessivas para o desenvolvimento do modelo. A abordagem usada varia de acordo com o propósito e escopo do esforço.

QUESTÃO CERTA: A avaliação de um processo de negócios por analistas de sistemas com foco em automação denomina-se modelagem técnica e conta com um refinamento maior que o do modelo redesenhado.

Modelagem de processos: é a representação fidedigna do atual conjunto de atividades de um processo. Chamamos de As is (como é). Representamos “em uma maquete” como se dão os nossos processos na organização.

Redesenho do processo: é a representação fidedigna de como os processos deverão funcionar futuramente. Chamamos de To be (há de ser).

Modelagem técnica: é a fase onde identifica-se como agregar valor ao processo por meio da tecnologia, busca por ferramentas para melhorar a realização das tarefas, onde transforma-se o TO BE (como há de ser) em TO DO (como há de se fazer). Observe como aqui o negócio fica mais “refinado”.

Fonte: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/12732/1/21485253.pdf

Modelo redesenhado: Modelo que já passou pelo redesenho.

Assim, podemos sequenciar as ideias da seguinte forma:

PRIMEIRO: as is (mostramos na modelagem de processos como o nosso processo é atualmente)

SEGUNDO: to be (mostramos, pelo redesenho do processo, o que seria ideal – chamado modelo redesenhado)

TERCEIRO: to do (mostramos como deve ser feito por meio da modelagem técnica).

Evidentemente notamos que essa última etapa, associada à modelagem técnica (to do), está mais rica em termos de detalhes (mais refinada) do que a fase anterior do modelo redesenhado (to be).