Método direto

0
232

QUESTÃO CERTA: A elaboração da demonstração financeira do fluxo de caixa pode ser realizada pelo método direto ou indireto. A elaboração pelo método direto deve: detalhar os fluxos das operações, no mínimo, nas seguintes classes: recebimentos de clientes, de juros e dividendos; pagamentos a empregados e fornecedores; juros e impostos pagos.

-Método Direto

Por este método, a DFC evidencia todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos.

A opção para este método deve apresentar, no mínimo os seguintes tipos de pagamentos e recebimentos relacionados às operações:

– Recebimentos de clientes;

– Juros e dividendos recebidos;

– Pagamentos de fornecedores e empregados;

– Juros pagos;

– Imposto de renda pago;

– Outros recebimentos e pagamentos

QUESTÃO ERRADA:

Advertisement
Quando houver informações de fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira, a DFC deve ser elaborada pelo método indireto.

~> “A DFC deve ser elaborada pelo método direto. (MCASP).

Atenção: no setor privado, a DFC pode ser elaborada pelo método direto ou pelo método indireto. No setor público, a DFC será elaborada apenas pelo método direto.

O enunciado deixa claro que a questão faz referência ao setor público, veja: ” (…) na elaboração da DFC do setor público, assinale a opção correta”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui