Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Estando um mercado concorrencial em equilíbrio de longo prazo, se houver uma contração da demanda agregada, então, no novo equilíbrio de longo prazo, o preço será igual ao inicial.
Em um mercado competitivo em equilíbrio a curva de oferta é horizontal, ou seja, seu lucro econômico é igual a zero, os custos totais incluem todos dos custos de oportunidade da firma, ela paga todos os custos e ainda possui lucro contábil. Como o mercado está em equilíbrio independente da demanda o preço vai permanecer igual.
1. Concorrência perfeita temos obrigatoriamente CMG = RMG = RME = P
2. Demanda agregada é mera demonstração dos bens e serviços total de determinada economia, não confundir com demanda do mercado.
3. Conclusão: não mudou CMG, não mudou preço.
QUESTÃO ERRADA: Caso uma indústria em concorrência perfeita esteja em equilíbrio de longo prazo e haja uma contração da demanda agregada, então, no novo equilíbrio, o preço será necessariamente menor.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a demanda agregada se refere à soma das demandas dos consumidores.
Pois bem, a questão nos disse que uma indústria em concorrência perfeita está em equilíbrio de longo prazo. Isso significa duas coisas: (1) as firmas estão no ponto onde Receita Total = Custo Total (lucro econômico zero ou lucro normal); e (2) havendo alteração nas variáveis, haverá entrada/saída de empresas de forma a ser restabelecido o equilíbrio inicial, onde o lucro é normal.
Se uma indústria está em equilíbrio de longo prazo e há uma contração da demanda dos consumidores, isso se refletirá na receita das indústrias desse mercado. Com a demanda menor, a indústria fatura menos e, assim, a receita cai.
Com a receita menor, a diferença entre a Receita Total e o Custo total cairá, de forma que, ao menos relativamente, o custo total aumentará. Com o custo maior, haverá prejuízo econômico. Nessa situação, há estímulos para a saída de empresas, o que faz com que a curva de oferta do mercado seja deslocada para a esquerda e para cima. Este deslocamento fará aumentar o equilíbrio de mercado, até o ponto em que tivermos novamente lucro econômico zero ou lucro normal.
Dessa forma, não necessariamente o preço será menor.
QUSTÃO ERRADA: Uma contração permanente da demanda em uma indústria competitiva, caracterizada por custos decrescentes, provoca um aumento do preço do produto e reduz a produção.
Errado, devido aos custos decrescente, abaixa preço e aumenta produção (só fazer o deslocamento na parte descendente da CMG).