Última Atualização 17 de fevereiro de 2022
OS MECANISMOS DE COORDENAÇÃO SÃO:
Ajuste mútuo: Coordenação do trabalho pelo simples processo da comunicação informal.
Supervisão direta: Baseia-se na determinação e reconhecimento de uma autoridade.
Padronização dos processos: Definição das sequencias e métodos sobre condições ideais.
Padronização dos resultados: Especificação das saídas, como exemplo, as dimensões do produto.
Padronização das habilidades dos trabalhadores: Especificação do tipo de treinamento necessário para execução do trabalho. Habilidades necessárias aos executantes do processo.
QUESTÃO CERTA: A supervisão direta de funcionários é um exemplo típico de controle: simultâneo.
FGV (2019):
QUESTÃO CERTA: Em um órgão público foram efetivados cinco novos funcionários no setor financeiro, alocados na equipe responsável pelo pagamento a fornecedores. Os funcionários têm pouca experiência profissional, e o gerente responsável pelo setor gostaria de adotar formas de controle para evitar erros nos procedimentos de pagamento. Seriam formas de controle preventivo e de controle simultâneo adequadas ao caso descrito, respectivamente: definição de critérios para autorização de pagamentos; supervisão direta.
QUESTÃO ERRADA: Segundo Henry Mintzberg, os mecanismos de coordenação das organizações eficazes são denominados cúpula estratégica, tecnoestrutura, assessoria de apoio, linha intermediária e núcleo operacional.
Negativo. São eles:
- Ajustamento Mútuo
- Supervisão Direta
- Padronização das Saídas
- Padronização dos Processos
- Padronização das Habilidades
- Normas regras e doutrinação.
QUESTÃO CERTA: Henry Mintzberg define a estrutura de uma organização como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas, bem como a forma de coordenação entre essas tarefas. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o principal mecanismo de coordenação e a parte-chave da organização típica de universidades: Padronização de habilidades e núcleo operacional.
As universidades são caracterizadas como burocracias profissionais, possuem como mecanismo de coordenação a padronização das habilidades e a parte-chave o núcleo operacional.
Burocracia Profissional: a coordenação apoia-se na padronização de habilidades e conhecimentos em que o trabalho é altamente especializado. A estrutura dessas organizações é essencialmente burocrática, entretanto há descentralização na dimensão vertical e horizontal sendo que a maior parte do poder sobre o trabalho encontra-se na base da estrutura, ou seja, no núcleo operacional que recebe apoio de outras unidades de apoio. Nesse tipo de estrutura, os profissionais, agindo em uma democracia buscam o controle coletivo sobre decisões administrativas que possam afetá-los.
Padronização das Habilidades: é padronizar o trabalhador, ocorre quando o tipo de treinamento para um certo desempenho é especificado, quando certa função exige formação especifica (especializada).
Núcleo operacional: envolve os membros que executam o trabalho básico, diretamente relacionado à fabricação de produtos e serviços: compradores, operários, vendedores, etc. Asseguram os inputs para a produção (compras); transformam os inputs em outputs; distribuem os outputs (venda, distribuição); fornecem apoio direto às funções de input, processamento e output.
FGV (2017):
QUESTÃO CERTA: A área de contabilidade de uma empresa pública acaba de receber cinco novos funcionários. Os cinco têm experiência anterior em outras empresas, mas na iniciativa privada. O gerente responsável pela área está preocupado com a qualidade dos processos e acredita que seria interessante estabelecer algum tipo de controle simultâneo para garantir que o trabalho dos novos funcionários seja executado de acordo com os padrões estabelecidos para a área. Considerando o exposto, um controle adequado seria: supervisão direta.