MASP

6
1293

A MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas – se diferencia de outras metodologias para a tomada de decisão justamente porque trabalha com a identificação dos problemas que ainda não foram descritos e entendidos com a profundidade necessária para encontrar soluções. Só a partir dos passos da metodologia consegue-se esclarecer e encontrar soluções para esses problemas.

Assim, ela se diferencia de outras metodologias como a Teoria Decisória, de Herbert Simon, em teoria matemática da administração, que trata de “programas decisório” e abrange a distinção entre “decisões programadas” e “decisões não programadas”.  As “decisões programadas” buscam soluções para problemas considerados idênticos. O MASP, como já foi dito, busca identificar melhor problemas ainda não esclarecidos. 

QUESTÃO CERTA: A aplicação do MASP promove a entrega de serviços e produtos com a mesma qualidade, bem como a aprendizagem dos processos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: Na aplicação da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), a fase mais importante é a: da identificação do problema.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) tem sido utilizado em conjunto com o PDCA (Plan – planejar; Do – fazer; Check – verificar; e Act – agir) para atingir os resultados desejados pela organização. Nesse sentido, assinale a opção que indica as etapas do MASP que coincidem com a etapa Plan do PDCA: Identificação do problema, observação, análise do processo e plano de ação.

Embora sejam decorrentes do mesmo conceito (PDCA), as etapas e passos do MASP encontrados na literatura podem ter pequenas diferenças. Algumas etapas podem ser apresentadas juntas, outras separadas, de acordo com a visão do autor, mas, em geral, a estruturação é a mesma. A estrutura de oito etapas apresentada abaixo é a mais conhecida e mais utilizada em grupos de melhoria e em Círculos de Controle da Qualidade – CCQs:

Advertisement

1.  Identificação do problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância.

2.  Observação: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista.

3.  Análise: Descobrir as causas fundamentais.

4.  Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.

5.  Ação: Bloquear as causas fundamentais.

6.  Verificação: Verificar se o bloqueio foi efetivo.

7.  Padronização: Prevenir contra o reaparecimento do problema.

8. Conclusão: Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro.

Embora o MASP derive do ciclo PDCA, é importante que não se confunda os dois métodos, pois: O MASP é um método eficaz, ele procura resolver problemas de forma rápida e objetiva e com menor custo a empresa, ou seja, é um método que tem como característica a racionalidade utilizando lógica e dados.

QUESTÃO CERTA: O planejamento da ação é um dos processos que constituem o MASP e destina-se a bloquear as causas do problema identificado.

Sim. É preciso, primeiramente, identificar, entender e descrever o problema (e não o classificar), depois observá-lo, analisá-lo, criar padrão de ação, verificação, padronização e conclusão.

Parte superior do formulário

6 COMENTÁRIOS

  1. I absolutely love your website.. Pleasant
    colors & theme. Did you build this site yourself? Please reply
    back as I’m planning to create my own personal site
    and would like to find out where you got this from or exactly what the theme is called.
    Kudos!

    Feel free to surf to my blog vpn code 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui