Liderança Situacional de Hersey e Blanchard

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A Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard “se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa. De acordo com os autores os empregados variam muito em seu nível de maturidade – habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de caráter e de desejar o sucesso. Pessoas com maior habilidade, experiência e segurança deveriam receber um comportamento diferente do líder do que as pessoas que não têm esses atributos”.

LIDERANÇA Situacional – HERSEY E BLANCHARD

É um modelo que foca na capacidade do líder de se adaptar às situações que surgem, conduzindo bem os que estão sob sua liderança. O estilo de liderar vai depender mais da situação do que da personalidade do líder. Os estilos de liderança podem ser:

1 – DETERMINAR/ COMANDAR: o liderado apresenta baixa prontidão, já que falta ao liderado a motivação e o conhecimento necessário para realizar suas tarefas, o comportamento do líder é focado na tarefa, o que leva o líder a reduzir o apoio emocional e dar ordens, tornando-se autoritário.

2 – PERSUADIR/ NEGOCIAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, aqui ele é motivado, mas lhe falta o conhecimento necessário para a realização de suas tarefas. Aqui, o líder mostra como realizá-las. A ênfase recai nas tarefas e nas relações humanas, já que enquanto liderado aprende, há a preocupação de mantê-lo motivado.

3 – COMPARTILHAR/ PARTICIPAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, sendo que ele sabe como realizar as tarefas, mas a motivação lhe falta. Aqui, o foco do líder será no relacionamento, buscando reforçar o entusiasmo do liderado.

4 – DELEGAR: este estilo é para o liderado que já está “pronto”. Pronto porque, além de motivado, sabe o que fazer e como fazer. Assim, não precisa de ajuda para cumprir suas tarefas, bastando ao líder apenas a delegação das atividades que serão desempenhadas.

FGV (2019):

QUESTÃO CERTA: Em determinada organização, o administrador se baseia na teoria situacional para liderar seus subordinados. Seguindo essa teoria, ao reconhecer que possui subordinados competentes e dispostos, o administrador deve assumir uma postura de: delegação.

FCC (2017):

QUESTÃO CERTA:  Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação. Referidos autores desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase na maturidade dos liderados, ao que deve adequar-se o estilo de liderança adotado, que pode ser: dirigir, persuadir, participar ou delegar.

FGV (2020):

QUESTÃO CERTA: Um administrador acaba de assumir a chefia da área de TI da organização em que trabalha. Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação, têm bastante experiência e seu trabalho é muito valorizado pela organização. No entanto, o grupo resiste ao novo chefe e não demonstra interesse em desempenhar as suas atribuições. Na situação descrita, pela teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, o estilo de liderança adequado seria: participativo.

CEBRASPE (2019):

QUESTÃO CERTA: Entre os fatores que levam à liderança situacional encontram-se as diversas circunstâncias relacionadas ao líder (conhecimento, valores, experiência); aos funcionários (capacidade e desejo de assumir responsabilidades e de identificar e resolver problemas, natureza da tarefa a ser desenvolvida e pressão para a conclusão); e à organização (clima organizacional, por exemplo).

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: O modelo de liderança situacional postula que a orientação comportamental para a tarefa ou para o relacionamento deve ser determinada em razão do grau de estruturação das atividades.

Situacional (complexidade do ambiente e situações gerais). Avalia o líder, a situação e a maturidade dos subordinados.

Relação entre a maturidade do funcionário e a necessidade de ação por parte do líder. O sucesso da liderança é alcançado por meio da escolha do estilo adequado, o qual depende do nível de maturidade (prontidão) do funcionário.

FCC (2019):

QUESTÃO CERTA: Considere que uma sociedade de economia mista controlada pelo Município esteja implementando um programa de desenvolvimento de seus líderes e, como referencial teórico sugerido pelos consultores contratados, tenha adotado os preceitos da Teoria da Liderança Situacional, desenvolvida por Hersey e Blanchard, que sustenta, entre outros conceitos, que: a eficácia da liderança está fortemente imbricada com a adequação do estilo do líder ao grau de maturidade dos liderados.

FCC (2008):

QUESTÃO CERTA: Uma das críticas ao modelo de liderança de Fiedler é o fato de desconsiderar o seguidor. Este ponto que falta em sua teoria é o aspecto focalizado em outra proposição, feita por Hersey e Blanchard. Para esses autores, a maturidade do subordinado, avaliada em termos de: grau de capacidade e interesse de fazer um bom trabalho, é a principal característica da situação que qualquer líder enfrenta.

Para esses autores, a maturidade do subordinado, avaliada em termos de grau de capacidade e interesse em fazer um bom trabalho, é a principal característica da situação que qualquer líder enfrenta.

FCC (2018):

QUESTÃO CERTA: Considere que determinada organização pretenda fomentar a liderança no ambiente de trabalho, aplicando os conceitos próprios do modelo situacional desenvolvido por Hersey e Blanchard. Nesse contexto, uma das principais premissas a serem adotadas será a de que: a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.

FCC (2017):

QUESTÃO CERTA: O tema da liderança nas organizações tem sido objeto de estudo na literatura e apresenta diferentes abordagens, dentre elas, as denominadas teorias situacionais, as quais apontam, entre outros preceitos: que o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente.

FCC (2014):

QUESTÃO CERTA: Historicamente, a gestão de pessoas contou com diversos estilos de liderança à disposição dos interesses da organização. O estilo de liderança situacional, é caracterizado por tratar as pessoas diferentes, por métodos diferentes.

Diz respeito à Teoria Situacional, na qual o enfoque é o líder atuar de acordo com determinada situação, cenário, pessoa, sobretudo esta e suas características.

Os autores apresentaram uma teoria sobre a liderança onde sugeriram que o mais importante era adaptar o estilo de liderança de cada um à situação em causa. Tal teoria diz que o Líder, em vez de se utilizar de apenas um estilo de liderança, deve se utilizar de estilos conforme o contexto, levando em consideração a maturidade das pessoas que são ou serão lideradas e os detalhes das atividades ou tarefas.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO CERTA: A atuação do gestor de recursos humanos caracterizada pela liderança centrada nas pessoas: expõe os objetivos do trabalho para as pessoas.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: A liderança pode ser exercida sob dois aspectos: comportamentos do líder orientados para o relacionamento com os liderados, e comportamentos do líder orientados para as tarefas dos liderados. De acordo com as características definidoras da liderança, assinale a opção correta: Um funcionário que tenha experiência e treinamento pode substituir o líder que tenha comportamentos orientados para as tarefas dos liderados.

Dentre os tipos de liderança que existem, podemos destacar:

Liderança voltada para as tarefas dos liderados. Aqui se um dos liderados tiver treinamento e experiência e treinamento nas tarefas realizadas, esse tem perfeitas condições de assumir a liderança, tendo em vista o tipo de liderança exigida.

Liderança voltada para o relacionamento com os liderados. Aqui o líder precisa ter diversas qualidades e se importar com tudo que possa atingir diretamente ou indiretamente seus liderados. Se esse líder for indiferente (não se importar) às recompensas oferecidas pela empresa aos seus liderados, ele não poderá substituir o líder, visto que não dispõe de característica ou experiência para a liderança exigida.

CEBRASPE (2008):

QUESTÃO CERTA: O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar o significado das tarefas que os colaboradores irão desenvolver.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, impactando a maneira de conceber a figura do líder. Nesse contexto, emergem as Teorias de Estilos de Liderança, também chamadas Teorias Comportamentais, nas quais se sustenta que a liderança não decorre exclusivamente de traços de personalidade, podendo ser aprendida e desenvolvida.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade.

A teoria que se ampara em características pessoais é a teoria dos traços, que é ultrapassada. Atualmente, existem diversas teorias, como a situacional e a contingencial, que apontam o contexto do ambiente, a maturidade dos liderados, a posição do líder, que indicam qual o estilo de liderança que seria o mais eficaz.

Na verdade, atualmente, a liderança mais adotada é a situacional, ou seja, dependendo da situação certos estilos de líderes e lideranças serão utilizados, mas não existe uma fórmula universal.

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FCC (2017):

QUESTÃO CERTA: A Teoria da Liderança Situacional, sustentada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, preconiza um modelo de análise da liderança com ênfase nos liderados, levando em conta o grau de maturidade destes para escolher o estilo de liderança adequado.

Quadrix (2019):

QUESTÃO CERTA: Segundo a teoria situacional da liderança, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, há uma tendência de liderança centralizada no chefe, que passa a ter uma postura autocrática.

Quando as atividades são rotineiras e repetitivas, tornam-se “engessadas” (feitas de modo automático, robotizado). É o que acontece em diversos setores da administração pública e no setor privado, por exemplo. Devido a isso, “engessamento das atividades desenvolvidas pelos subordinados”, o líder (chefe) é quem toma as decisões de maneira autocrática, ou seja, sozinho, sem se preocupar muito com as opiniões de seus subordinados. É aquilo e pronto (automático).

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: A maturidade do líder é a principal característica do modelo de liderança de Hersey & Blanchard, que demonstra as situações enfrentadas pelos subordinados. Esse modelo deve ser analisado em um conjunto de tarefas, a partir das quais é possível enquadrar os líderes em categorias universais, considerando suas competências e motivações.

O estilo de liderança proposto pela Teoria Situacional de Hersey e Blanchard trato do estilo de liderança a ser utilizado a depender do nível de maturidade dos funcionários em não da maturidade do líder como informa a questão.

Explicações:

1) essa teoria relaciona-se à maturidade dos LIDERADOS, e não do líder.

2) se é um modelo de liderança situacional, não há que se falar em categorias universais (comum a todos os casos).

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: A teoria situacional explica que os modelos de organização se adaptam a diversas circunstâncias, ajustando suas estruturas a partir das variáveis ambiente, estratégia, fator humano e tecnologia.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: De acordo com o enfoque situacional, tanto no modelo mecanicista quanto no modelo orgânico, as principais variáveis condicionantes da estrutura organizacional são a estratégia, o ambiente, a tecnologia e o fator humano.

Maximiano (2008, p. 166), apresenta a teoria situacional para explicar a necessidade das corporações de serem capazes de se adaptarem aos ambientes que lhes apresentam. Para o autor, a teoria situacional explica como os modelos de organização se adaptam a deferentes situações ou circunstâncias. De acordo com o enfoque situacional, tantos os modelos mecanicistas quanto o orgânico, bem como as diferentes estruturas organizacionais, ajustam-se a determinadas situações. Para definição de tais situações nas corporações devem-se avaliar os critérios de tecnologia, estratégias, recursos humanos e ambiente em que se insere a organização.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: O fenômeno da liderança, em detrimento da figura do líder, é o foco da teoria contingencial, que se baseia em três pilares distintos: o líder, os liderados e a situação.

CORRETA. As teorias dos estilos de liderança (TEORIAS COMPORTAMENTAIS – Década de 40 a 60) que tem o fenômeno da liderança focado na figura do líder. A teoria contingencial (TEORIAS SITUACIONAIS – Década 60 a 80) baseia-se não na figura do líder e sim em três pilares: o líder, os liderados e a situação.

Na teoria contingencial o foco passa a ser o fenômeno da liderança e não o líder. Alerta ainda que é uma relação, ou seja, não se pode falar em líderes sem falar em liderados, não se pode falar em poder sem falar sobre como ele é exercido. Nessa relação, vê três pilares fundamentais: líder, seguidores e situação. (Vergara, 1999).

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard, integrante da abordagem comportamental, vincula a competência e a motivação como elementos importantes do processo de liderança, além de reconhecer que a maturidade dos subordinados define o comportamento do líder mais orientado para a tarefa ou para o relacionamento.

O ÚNICO erro está em dizer que o modelo de Hersey e Blanchard é comportamental, quando na verdade é contingencial (ou situacional), a descrição do modelo está perfeita. A maturidade é definida através da combinação entre competência e motivação (a motivação é sim elemento para definir a maturidade) e o tipo de liderança é escolhido de acordo com a situação.

Maturidade 1 (M1)= baixa motivação e baixa competência = narrar, determinar, dirigir

Maturidade 2 (M2) = alta motivação e baixa competência = persuadir, guiar, vender

Maturidade 3 (M3) = baixa motivação e alta competência = participar

Maturidade 4 (M4) = alta motivação e alta competência = delegar

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO ERRADA: O líder que exerce o tipo de liderança centrada nos subordinados decide pelo grupo e solicita que este reflita sobre a decisão tomada.

De acordo com Chiavenato (2002) existem dois tipos de liderança:

Liderança centrada na tarefa: preocupa-se somente com a execução das tarefas e seus resultados. Sua característica principal é preocupação exagerada com resultados centrada na forma de execução do trabalho perseguindo a consecução das tarefas observando os limites de prazos permitidos e dos recursos disponíveis.

Liderança centrada nas pessoas: Preocupa-se com o lado humano do subordinado envolvido em um trabalho que alcança a todos questionando os aspectos humanos de cada indivíduo procurando manter a equipe atuante com maior participação nas decisões de grupo empenho no cumprimento de metas sem, no entanto, descurar-se do nível de sempenho desejado.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Segundo a abordagem situacional de liderança, o comportamento do líder é aceito e valorizado quando é visto como um meio de satisfação de necessidades pessoais e (ou) coletivas, e o estilo de liderança a ser aplicado depende de fatores contingenciais.

A liderança situacional é aquela em que o estilo de liderança muda conforme as contingências, ou seja, o melhor estilo a ser empregado (de apoio ou direção) depende das circunstâncias do momento da organização. Como os demais membros da organização interpretam estas contingências, eles, naturalmente, aceitam o líder conforme as suas atitudes de apoio e/ou direção, melhor aplicáveis ao momento.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: A teoria da liderança situacional, proposta por Hersey e Blanchard, enfatiza as características dos liderados para determinar o comportamento de liderança mais adequado – ou seja, a teoria sustenta que o estilo de liderança mais eficaz é contingente às características dos liderados. Mais especificamente, a teoria propõe que o estilo de liderança mais eficaz depende do nível de prontidão dos subordinados, que se refere ao: grau de capacidade e ao interesse em desempenhar uma determinada tarefa.

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