Liderança e Competência Interpessoal

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Última Atualização 19 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: A liderança é um predicado das pessoas, diferentemente da autoridade formal, que é atributo do cargo.

QUESTÃO CERTA: A competência interpessoal ganha importância dentro das organizações, pois mostra-se, na maioria dos contextos grupais e organizacionais, ao lado da competência técnica, absolutamente necessária para o exercício pleno das funções de liderança.

Vivemos na era do conhecimento, onde o capital intelectual é o principal diferencial das empresas. Contudo, na maioria das vezes acreditamos que somente o conhecimento técnico é suficiente para conseguirmos os resultados em nosso trabalho e nos esquecemos de outra variável muito importante: o relacionamento. Seja com o cliente, fornecedor, colegas de trabalho e até mesmo com o nosso superior imediato, os relacionamentos têm sido a principal causa dos problemas nas organizações. Afinal, cada vez mais as empresas precisam ter os seus setores sincronizados, exigindo um perfeito entrosamento entre as pessoas que trabalham nos mesmos. Cada vez mais o cliente apresenta expectativas crescentes sobre a forma pela qual deseja ser atendido e respeitado como pessoa. Cada vez mais os Líderes necessitam obter o comprometimento dos seus liderados. Tudo isso só é possível por meio dos relacionamentos.

QUESTÃO CERTA: As relações interpessoais saudáveis e a capacidade de liderança no ambiente profissional são reconhecidas como requisitos para um resultado eficaz do trabalho, aliando ao conhecimento técnico, representando um passo à frente para o sucesso e satisfação profissional.

QUESTÃO CERTA: Na relação de dependência, que permite a influência interpessoal nas organizações, o poder e a liderança são fenômenos indissociáveis.

Segundo Chiavenato “a Liderança é um tipo de influenciação entre pessoas (influência interpessoal) onde a influência está ligada (indissociável) ao conceito de poder e de autoridade…”.

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QUESTÃO CERTA: O uso de competências emocionais, auxilia alcançar o objetivo de desenvolver melhores relacionamentos interpessoais, a fim de que seu trabalho traga resultados eficazes, ou seja, usar de uma forma mais efetiva a energia positiva que emana das relações; e atuar também como líder, junto ao executivo dentro da organização, ganhando confiança e credibilidade, assim gerando resultados positivos para a equipe e para a organização.

QUESTÃO CERTA: O gestor que orienta os profissionais sob sua gerência possibilita a prospecção de oportunidades e de novas formas de atuação, bem como o fortalecimento de relacionamentos.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: O incentivo dado por gestores para que pessoas troquem experiências, conhecimentos e competências é exemplo de como o líder deve se comportar no BCB para que haja uma imagem corporativa compartilhada e consolidada.

BCB = Banco Central do Brasil.

Douglas McGregor afirma também que não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas como um processo Interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elementos estão presentes. A liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas uma combinação de várias variáveis ou elementos que unidas, formam a integração e sinergia.

CARRANZA, 2016.