Lições aprendidas

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Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O gerente de projetos reúne a equipe para preparar a documentação de Lições Aprendidas. Qual das seguintes opções descreve melhor a finalidade da documentação? Oferece informações históricas para projetos futuros.

QUESTÃO ERRADA: Uma sessão de lições aprendidas busca identificar sucessos e fracassos do produto e incluir informações para melhorar seu desempenho futuro. As habilidades de gerenciamento geral relacionadas às comunicações incluem a arte de gerenciar os requisitos e garantir que as pessoas certas obtenham informações certas na hora certa, em conformidade com o plano de gerenciamento das contingências e incidentes.

Gabarito: Errado. Nada em Gestão de Pessoas é garantido. Pelo contrário, o grande desafio atual é lidar com imprevistos.

QUESTÃO ERRADA: A documentação de lições aprendidas é uma etapa integrante da fase de execução do projeto.

As lições aprendidas ficam no encerramento de fase ou projeto. Estão relacionadas ao aprendizado e crescimento da empresa.

QUESTÃO CERTA: O que caracteriza a formalização do encerramento do projeto é o aceite das entregas dos produtos ou serviços especificados na documentação do projeto. Nessa fase, também é possível colher as lições aprendidas ao longo da execução do projeto.

QUESTÃO CERTA: O gerente de um projeto realizou uma reunião com patrocinadores para identificar e analisar, entre os ativos de processos organizacionais, as lições aprendidas. Diante das lições aprendidas em um projeto, obrigatoriamente, o gerente de projeto deve: documentá-las e inseri-las como parte da base de dados histórica do projeto e da organização executora.

QUESTÃO CERTA: A fase de encerramento de um projeto é verificada não só no final do projeto, mas também ao longo de seu desenvolvimento, quando são realizados o encerramento dos contratos e a coleta e o registro das lições aprendidas.

QUESTÃO CERTA: Documentar as lições aprendidas, arquivar documentos importantes para consultas futuras, realizar avaliação dos membros da equipe do projeto e liberar os recursos utilizados no projeto são ações características do encerramento do projeto.

QUESTÃO ERRADA: Na gestão de projetos, um business case fornece as lições aprendidas, obtidas ao final do projeto, e caracteriza o encerramento do projeto em execução.

Um business case é um documento que relaciona as informações, do ponto de vista do negócio, usadas na análise de custo / benefício de um projeto, a fim de verificar se o potencial projeto justifica ou não seu investimento. De acordo com o PMBOK, 5ª edição, capítulo 4, temos: 4.1.1.2 Business case O business case, ou documento semelhante, descreve as informações necessárias do ponto de vista de negócios, para determinar se o projeto justifica ou não o seu investimento. Ele é comumente usado no processo decisório pelos gerentes ou executivos acima do nível do projeto. Normalmente, a necessidade de negócios e a análise de custo benefício estão contidas no business case para justificar o projeto e estabelecer os seus limites, e tal análise é normalmente executada por um analista de negócios usando diversas informações das partes interessadas. O patrocinador necessita concordar com o escopo e as limitações do business case.

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QUESTÃO CERTA: O banco de dados de lições aprendidas é um dos elementos utilizados como entrada do processo denominado planejar o gerenciamento das partes interessadas.

Partes Interessadas: priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu engajamento. Além de executar essas estratégias e monitorar as partes interessadas de modo a garantir seu engajamento em todo o projeto.

Normalmente, no início do projeto as partes interessadas podem ter um grau maior de influência, mas o nível de influência diminui conforme o projeto avança. E de forma inversamente proporcional temos que os custos associados às mudanças aumentem ao longo do projeto.

Todos os ativos de processos organizacionais são usados como entradas para o processo. Planejar o gerenciamento das partes interessadas. Entre eles, o banco de dados das lições aprendidas e as informações históricas são particularmente importantes, porque ajudam no entendimento dos planos de gerenciamento anteriores e sua eficácia. Eles podem ser usados para planejar as atividades de gerenciamento das partes interessadas para o projeto atual.

Para garantir o sucesso do projeto, é necessário identificar e conhecer as características, as expectativas e os papéis de cada um dos Stakeholders.

QUESTÃO CERTA: Entre os princípios do modelo de gestão de projeto PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments), destaca-se a identificação de lições aprendidas em projetos anteriores como forma de se aprender com a experiência.

QUESTÃO CERTA: De acordo com o PMBOK 5, concluído todo o trabalho técnico do projeto, a atividade que ainda deve ser realizada é: terminar o registro das lições aprendidas.