Lei dos Retornos Marginais Decrescentes (com exemplos)

17
2167

QUESTÃO CERTA: A lei dos retornos marginais decrescentes afirma: O produto marginal, a partir de um dado momento, cai à medida que mais insumo é empregado.

Lei dos rendimentos marginais decrescente (David Ricardo): à medida que aumentamos o uso de determinado fator de produção, mantendo-se os outros insumos de produção constantes (ceteris paribus), chegamos a um ponto em que a produção adicional resultante começa a decrescer.

QUESTÃO ERRADA: No curto prazo, a lei dos retornos marginais decrescentes começa a vigorar a partir do ponto em que o custo marginal seja igual ao custo variável médio.

Na verdade, não. A lei dos retornos marginais decrescentes começa a vigorar a partir do momento em que o Custo Marginal deixa de ser decrescente e passa a ser crescente.

No curto prazo, a lei dos retornos marginais decrescentes começa a vigorar a partir do ponto DA PRODUÇÃO TOTAL DECLINA A PARTIR DA CURVA DE PRODUÇÃO MARGINAL. Em suma: Também conhecida por lei das proporções variáveis ou lei da produtividade marginal decrescente, a lei dos rendimentos decrescentes pode ser entendida da seguinte maneira: aumentando-se a quantidade de um fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção, a princípio, crescerá a taxas crescentes; a seguir, após certa quantidade utilizada do fator variável, passará a crescer a taxas decrescentes; continuando o aumento da utilização do fator variável, a produção decrescerá. Um exemplo, é o aumento do número de trabalhadores em uma certa extensão de terra. Numa primeira fase a produção aumenta, mas logo se chega a um estado de nenhum aumento na produção, devido ao excesso de trabalhadores em relação à extensão de terra que não aumentou.

Teremos retornos marginais decrescentes quando estivermos no ponto de mínimo da curva do custo marginal, e não quando este for igual ao custo variável médio.

QUESTÃO CERTA: Considere que um dos objetivos do Projeto Eficiência seja reduzir o volume de processos em tramitação no Poder Judiciário brasileiro, e suponha que, no curto prazo, a tecnologia seja fixa e que apenas o fator trabalho seja variável. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. Considerando como produto a quantidade de processos tramitados em julgado, no ponto da curva do produto em que o produto marginal é maior que o produto médio, o produto médio é crescente.

Se o produto marginal supera o produto médio (PmgL > PmeL), então, o produto médio realmente cresce, pois, o acréscimo de produção trazido “na margem” é maior que a média existente. Isto faz com que a média aumente.

A Lei de Rendimentos Decrescentes explica que: à medida que aumentamos o uso de um fator de produção, permanecendo todos os outros constantes, a produção de um certo bem aumenta a taxas crescentes; depois de certo ponto, continua a crescer a taxas decrescentes, atinge um ponto máximo e, em seguida, decresce. Assim encontraremos os valores de Produto Médio (PMe) e Produto Marginal (PMg). No início, o PMg (crescente, depois decrescente) é maior que o PMe (apenas crescente). Quando o PMg cruza o o PMe, este se encontra no seu ponto máximo. A partir de então os dois passam a ser decrescentes, porém com o PMe com valores maiores que o PMg.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Considere que um dos objetivos do Projeto Eficiência seja reduzir o volume de processos em tramitação no Poder Judiciário brasileiro, e suponha que, no curto prazo, a tecnologia seja fixa e que apenas o fator trabalho seja variável. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. Os rendimentos marginais decrescentes no trabalho resultam do declínio da qualificação da mão de obra, à medida que mais servidores são contratados.

“Lei dos rendimentos marginais decrescentes: à medida que aumentamos o uso de determinado fator de produção, mantendo-se os outros insumos de produção constantes, chegamos a um ponto em que a produção adicional resultante começa a decrescer.

A lógica desta lei é a seguinte: quando há poucos trabalhadores, dada uma quantidade de capital existente, pequenos incrementos na quantidade de mão-de-obra geram substanciais aumentos no volume de produção. Entretanto, quando mais e mais trabalhadores são contratados, entra em cena a lei dos rendimentos marginais decrescentes. Quando houver funcionários em demasia, alguns se tornarão menos eficientes e o produto marginal da mão-de-obra apresentará uma queda. Dito de outra maneira: à medida que aumentamos a quantidade de trabalhadores, e não aumentamos o capital (máquinas, espaço físico, instalações, etc), aqueles começam a “bater cabeça” entre si e a atrapalhar uns aos outros.

É importante não confundir a lei dos rendimentos marginais decrescentes com alterações na qualidade da mão-de-obra. Em nossa análise, presumimos que as unidades do insumo trabalho são homogêneas, possuem a mesma qualidade; assim, os rendimentos decrescentes resultam de limitações no uso dos outros insumos de produção, que se mantêm inalterados, e não do fato de que os últimos trabalhadores contratados são piores que os primeiros.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a lei dos rendimentos marginais decrescentes, tem-se que o salário do trabalhador diminui marginalmente à medida que aumentam as unidades de algum outro fator de produção de fertilizantes, como, por exemplo, o fosfato.

LEI DOS RENDIMENTOS MARGINAIS: à medida que se utiliza muita quantidade de um insumo sua produtividade marginal diminui.

Sendo assim, o salário do trabalhador não haver com essa queda de produtividade.

17 COMENTÁRIOS

  1. Hmm it seems like your website ate my first comment (it was super long)
    so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say,
    I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any suggestions for beginner blog writers?
    I’d certainly appreciate it.

  2. Heya this is kinda of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with
    HTML. I’m starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get advice from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

  3. I do accept as true with all of the ideas you have offered for your post.

    They are very convincing and will certainly work.
    Still, the posts are too quick for novices.
    Could you please extend them a little from subsequent
    time? Thanks for the post.

  4. Right here is the right web site for everyone who would like to find out
    about this topic. You realize a whole lot its almost hard to argue with you (not that I really would
    want to…HaHa). You certainly put a new spin on a subject
    which has been written about for years. Wonderful stuff, just excellent!

  5. Simply want to say your article is as amazing.

    The clearness in your post is just great and i can assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission allow me to grab your
    feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and
    please continue the rewarding work.

  6. Just wish to say your article is as astounding.
    The clarity for your post is simply nice and that i could think you are knowledgeable
    in this subject. Well with your permission let me to take
    hold of your RSS feed to stay up to date with coming near
    near post. Thank you a million and please continue the rewarding work.

    Here is my website – vpn special code

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui