Investimento

0
446

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Os gastos para a obtenção de bens que se destinem aos estoques da entidade são considerados investimentos.

Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro (s) período (s).

Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimentos.

Podem ser de diversas naturezas e de períodos de ativação variados: a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes, dependendo da intenção que levou a sociedade à aquisição.

FONTE: Contabilidade de custos.  Martins, Eliseu. – 9. ed. – São Paulo, Atlas 2003

QUESTÃO CERTA: Uma secretaria municipal funciona em um imóvel alugado. Além desse gasto, a secretaria paga o salário de seis servidores, contas de água e energia elétrica, além das despesas com material de consumo e limpeza. Ao fazer o gerenciamento dos custos da secretaria, o gestor tem à sua disposição diferentes métodos de custeio. Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item a seguir. Caso a secretaria adquira um novo mobiliário para melhoria do serviço prestado, o valor pago deverá ser contabilizado pelo gestor como investimento, e não como custo do período.

Advertisement

Para o CESPE ==> custo do período = DESPESA, e custo da produção = Custo dos Estoque.

MCASP 8ed, pág 111

Quando a despesa ocasionar a ampliação relevante do potencial de geração de benefícios econômicos futuros do imóvel, tal despesa deverá ser considerada como obras e instalações, portanto, despesas com investimento.

Se a secretaria comprou um novo mobiliário para melhorar o serviço prestado (ampliar o potencial de geração de benefícios econômicos futuros), então temos uma despesa com investimento.