Inovações da Lei de Responsabilidade Fiscal

0
498

Última Atualização 3 de janeiro de 2025

As principais inovações trazidas pela LRF foram:

i) a exigência de estabelecimento de metas fiscais trienais e de corte de despesas em casos de previsão de descumprimento de metas;

ii) mecanismo de compensação para renúncia de receita e geração de despesas de caráter continuado; (Art. 17)

iii) imposição de limites para despesas com pessoal;

iv) vedação ao endividamento entre entes da federação;

v) obrigatoriedade de transparência, incluindo a publicação frequente e o acesso público aos relatórios de cumprimento de metas; e

vi) a imposição de penalidades, inclusive pessoais, aos administradores públicos de descumprirem as regras.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO CERTA: A previsão de compensação dos efeitos produzidos por atos que impliquem redução de receitas e aumento de despesas de duração continuada e que perdurem por mais de três anos constitui uma inovação substancial do controle orçamentário na LRF.

FGV (2024):

QUESTÃO CERTA: A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), promulgada em 2000, teve um impacto significativo nas finanças públicas dos governos federais, estaduais e municipais. Sobre o contexto e os impactos da LRF, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

Advertisement

( ) A LRF estabeleceu limites para os gastos com pessoal nos três níveis de governo, promovendo maior controle sobre as despesas correntes.

( ) A LRF impôs a necessidade de apresentação de relatórios periódicos de gestão fiscal, aumentando a transparência e a responsabilidade na administração pública.

( ) A LRF permitiu que os estados e municípios contraíssem novas dívidas sem restrições, desde que destinadas a investimentos em infraestrutura.

As afirmativas são, respectivamente: V – V – F.