Última Atualização 29 de dezembro de 2021
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: Os indicadores utilizados na avaliação das políticas públicas podem ser simples ou compostos.
JUSTIFICATIVA: CERTO. Os indicadores de desempenho das políticas públicas são considerados simples quando são construídos a partir de uma estatística específica e referem-se a uma dimensão social elegida. Os indicadores compostos, por sua vez, são elaborados mediante a aglutinação de dois ou mais indicadores simples, referentes a uma mesma ou diferentes dimensões da realidade.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: O “número de moradias populares entregues” corresponde a um indicador: simples que representa um valor numérico atribuível a uma variável e que normalmente é utilizado para medir eficácia.
Simples: única medição;
Composto: Diversas medições.
Além do que o colega colocou, saiba também o seguinte:
É importante conseguir distinguir os termos indicador e índice. Indicador é uma métrica, pode ser indicador de eficiência (fazer mais com menos) ou até mesmo um indicador de eficácia (atingimento de resultados).
O índice representa o valor do indicador em um dado momento. É o número para uma dada ocasião (valor numérico atribuível). Um indicador X qualquer pode exibir o índice 5% hoje, e 6,3% amanhã.
Por que para o “número de moradias populares entregues” estamos falando de um indicador de eficácia? Pois o resultado (5 casas, 10 casas, mil casas) é fruto do resultado do programa. Seria um indicador de eficiência se fosse “o número de moradias populares construídas em 1 mês”, por exemplo. Assim, teríamos 5 casas construídas no mês de janeiro….10 casas construídas no mês de fevereiro (opa! Mais eficiente que janeiro).
Ao dizer “número de moradias populares entregues” nos referimos tão somente ao resultado final (a eficácia).