Indicador de Esforço e de Resultado

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QUESTÃO CERTA: Indicadores que mensurem o alcance das iniciativas e dos planos de ação elaborados para realização de atendimentos em uma unidade de pronto atendimento caracterizam indicadores de esforço.

Faz todo sentido quando correlacionado com indicadores de esforço e de resultado. Talvez você conheça os indicadores de esforço como drive ou leagging, e os de resultado como outcome ou leading, mas desde que você entenda bem o conceito, poderá chamá-los como preferir.

– Indicadores de Resultado: são para entender como as coisas estão indo. São mais fáceis de medir, geralmente servem para saber se estamos atingindo os objetivos, se a meta foi batida, se a lucratividade está ok, se a assiduidade dos colaboradores está boa, enfim.

– Indicadores de Esforço: são os indicadores que determinam os indicadores de resultados. Se o indicador de resultado é a meta de vendas, o indicador de esforço será o número de ligações / visitas feitas. Se fez poucas ligações e visitas, provavelmente não fechou muitas vendas, justamente porque um interdepende do outro.

A questão é que nos indicadores de esforço eu posso mexer, mas sou escravo do indicador de resultado, pois tudo depende do quanto eu me esforcei. O grande desafio está em encontrar o indicador de esforço certo, mas mesmo que pareça não existir, lembre-se, todo resultado advém de um esforço!

Quando você encontra o indicador de esforço, fica mais fácil focar no processo, ou até explicar para sua equipe o quão importante é que elas tenham o resultado de esforço, pois estará certo que o resultado virá a partir disso.

O grande erro de quem quer emagrecer é estar obcecado em perder peso. Esse é um indicador de resultado! O indicador que essas pessoas devem se preocupar é quantas vezes por semana estão praticando exercícios, quantas horas vem dormindo todas as noites e quantas refeições saudáveis estão fazendo durante o dia. O resultado é a consequência de tudo isso.

Foque no processo, no esforço, em viver saudável e não em ter um resultado saudável. A redução de peso virá através do esforço que você aplicou, assim como você vai bater sua meta de venda, de produtividade ou qualquer que seja.

QUESTÃO CERTA:

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Um órgão público que objetive melhorar o atendimento ao cidadão pode considerar, como um exemplo de indicador outcome, o percentual de cidadãos que usaram os serviços desse órgão e os avaliaram como serviços que os deixaram muito satisfeitos.

É uma forma de classificação, utilizada pelo Balanced Scorecard (BSC), é a divisão de indicadores entre outcomes e drivers. Os outcomes, ou indicadores de resultado, são aqueles que mostram se efeito das estratégias nas diversas partes interessadas foi atingido. Ou seja, se a organização conseguiu atingir os resultados pretendidos. Os drivers, também chamados de indicadores direcionadores, de tendência, de acompanhamento, são aqueles utilizados para monitorar os aspectos que podem interferir no resultado final.

QUESTÃO CERTA: Os lead indicators são indicadores de desempenho que determinam quão bem os negócios estejam sendo executados para permitir que os objetivos sejam atingidos. Além disso, no balanced scorecard, esses indicadores são chamados também de direcionadores de desempenho.

QUESTÃO ERRADA: Em uma organização que tem como objetivo estratégico aumentar a qualidade das auditorias realizadas, a mensuração de horas destinadas à capacitação sobre auditoria é um exemplo de indicador de resultado.

A mensuração de horas destinadas à capacitação não pode ser considerada resultado, porquanto não é decorrência direta da atividade, mas sim causa de possível melhora no processo. Seria, então, exemplo de input ou dado de entrada.

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