IN SFC nº 1 de 2001: Técnicas de Controle

0
250

Esta norma já foi revogada, mas ainda faz parte de muitas questões formuladas pelo CEBRASPE.

Sistema  de  Controle  Interno  do Poder Executivo Federal – (MINISTÉRIO DA FAZENDA)

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º  01, DE 06 DE ABRIL DE 2001  →”Define  diretrizes,  princípios,  conceitos  e  aprova  normas técnicas  para  a  atuação  do  Sistema  de  Controle  Interno  do Poder Executivo Federal.  “

[…]

“CAPÍTULO IV – ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DAS TÉCNICAS DE CONTROLE NO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

Seção I – Técnicas de Controle

1.  As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho, as quais constituem-se no conjunto de processos que viabilizam o alcance dos macro-objetivos do Sistema. As técnicas de controle são as seguintes: 

a) auditoria;  e

b) fiscalização

2.[…]”

* Não confunda com “instrumentos de controle” ou “Princípios de Controle” ou “Componentes do Controle segundo COSO”.

Advertisement

É interessante perceber que técnicas de controle do Sistema de Controle Interno são: auditoria; fiscalização. Se a questão perguntasse quais são técnicas de controle utilizadas na auditoria, a resposta seria: testes de observância e substantivos. Lembrar: técnicas de controle do Sistema de Controle Interno DIFERENTE de técnicas de controle de auditoria. Espero ter ajudado!

FCC (2013):

QUESTÃO CERTA: Para atingir as finalidades constitucionais, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal exerce atividades mediante a utilização de técnicas de controle denominadas de: auditoria e fiscalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui