Esta norma já foi revogada, mas ainda faz parte de muitas questões formuladas pelo CEBRASPE.
Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal – (MINISTÉRIO DA FAZENDA)
INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001 →”Define diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para a atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. “
[…]
“CAPÍTULO IV – ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DAS TÉCNICAS DE CONTROLE NO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL
Seção I – Técnicas de Controle
1. As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho, as quais constituem-se no conjunto de processos que viabilizam o alcance dos macro-objetivos do Sistema. As técnicas de controle são as seguintes:
a) auditoria; e
b) fiscalização
2.[…]”
* Não confunda com “instrumentos de controle” ou “Princípios de Controle” ou “Componentes do Controle segundo COSO”.
É interessante perceber que técnicas de controle do Sistema de Controle Interno são: auditoria; fiscalização. Se a questão perguntasse quais são técnicas de controle utilizadas na auditoria, a resposta seria: testes de observância e substantivos. Lembrar: técnicas de controle do Sistema de Controle Interno DIFERENTE de técnicas de controle de auditoria. Espero ter ajudado!
FCC (2013):
QUESTÃO CERTA: Para atingir as finalidades constitucionais, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal exerce atividades mediante a utilização de técnicas de controle denominadas de: auditoria e fiscalização.