Imposto inflacionário

0
355

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Em uma situação de dominância fiscal, o governo, para reequilibrar as contas públicas, pode lançar mão do ajuste fiscal, do imposto inflacionário e da senhoriagem. Sobre o imposto inflacionário e a senhoriagem, assinale a afirmativa correta: O imposto inflacionário ocorre quando o governo permite a escalada da inflação, o que acaba corroendo a dívida real, ao passo que a senhoriagem ocorre via impressão de dinheiro para pagamento da dívida, elevando também a inflação.

QUESTÃO CERTA: Se o governo ultrapassar determinado valor para a taxa de inflação, a receita com imposto inflacionário começará a diminuir e, no limite, poderá ocasionar um processo de hiperinflação.

JUSTIFICATIVA – CERTO. Quando a taxa de inflação ultrapassa certo valor, o público tende a diminuir a demanda por moeda, logo percebemos que existe uma receita máxima com imposto inflacionário. A partir desse nível máximo, a receita inflacionária passa a decrescer, tornando-se necessária mais emissão de moeda. No limite sabemos que a falta de controle da emissão pode levar a um processo hiperinflacionário.

imposto inflacionário é o ganho do governo sobre a sociedade pela emissão da moeda.

Ou seja, o Governo emite moeda para arcar com gastos próprios (ex.: amortizar dívida), e com a expansão da oferta monetária, há inflação de custos. A inflação corrói o dinheiro da sociedade.

A receita inflacionária está na diferença entre o valor que o Governo emitiu e o valor atualizado. Esse é o ganho.

Com o aumento da inflação, a sociedade tende a reduzir a demanda por moeda (para minimizar a “carga tributária” do imposto inflacionário) o que reduz a receita inflacionária do Governo.

Então, o Governo emite cada vez mais moeda para cobrir seus gastos entrando num círculo vicioso. Essa situação pode acarretar numa hiperinflação.

QUESTÃO ERRADA: Imposto inflacionário são recursos provenientes da emissão de moeda destinados a atender o aumento da demanda por encaixes reais pelo público, quando existe inflação ou crescimento econômico.

Advertisement

Imposto inflacionário é quando o governo se financia através da emissão de papel moeda, a emissão desse papel moeda tem efeito inflacionário na economia pois causa o aumento da base monetária. Dessa forma o imposto inflacionário visa a atender uma necessidade do governo, ele é a causa da inflação e não uma consequência.

QUESTÃO CERTA: Em uma situação de dominância fiscal, o governo, para reequilibrar as contas públicas, pode lançar mão do ajuste fiscal, do imposto inflacionário e da senhoriagem. Sobre o imposto inflacionário e a senhoriagem, assinale a afirmativa correta: O imposto inflacionário ocorre quando o governo permite a escalada da inflação, o que acaba corroendo a dívida real, ao passo que a senhoriagem ocorre via impressão de dinheiro para pagamento da dívida, elevando também a inflação.

QUESTÃO CERTA: Se as despesas do governo forem financiadas a partir de aumento da base monetária, parte desse aumento se transformará em um tipo de imposto inflacionário, que dependerá da taxa de inflação resultante do aumento da base monetária e da base anterior.