IIA: Quem Identifica Riscos Relevantes?

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QUESTÃO ERRADA: Segundo o IIA, é atribuição do cliente identificar as áreas e operações cujos riscos sejam relevantes, indicando-as ao auditor interno para que este determine as providências a serem adotadas.

Segundo a IIA:

2440.C2 – Durante os trabalhos de consultoria, pontos relativos à governança, gerenciamento de riscos e controles podem ser identificados. Toda vez que esses pontos forem significativos para a organização, devem ser comunicadas à alta administração e ao conselho.

Lembrando que consultoria é uma das responsabilidades da auditora interna (uma vez que é órgão staff – segundo conceito da disciplina Administração). Ela assessora a alta cúpula a municiando com informações para fins de melhoria dos processos.

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Logo, há, claramente, uma inversão de papéis na questão quando diz que “é atribuição do cliente identificar as áreas e operações cujos riscos sejam relevantes, indicando-as ao auditor interno para que este determine as providências a serem adotadas”.

Aí o trabalho do auditor interno (de detetive) não teria razões para existir.