IIA e adesão a outras normas

0
175

QUESTÃO ERRADA: Com base no disposto nas normas da INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions), julgue o item a seguir. De acordo com o IIA, havendo inconsistências entre as normas internacionais e outras normas, os auditores internos e a atividade de auditoria devem sujeitar-se a essas outras normas, caso as internacionais sejam mais restritivas.

IIA:

A auditoria interna é conduzida em diversos ambientes legais e culturais; entre organizações que variam de propósito, tamanho, complexidade e estrutura; e por pessoas dentro ou fora da organização.

Enquanto as diferenças possam afetar a prática de auditoria interna em cada ambiente, a conformidade com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna do IIA (Normas) é essencial para o atendimento das responsabilidades dos auditores internos e da atividade de auditoria interna.

Se os auditores internos ou a atividade de auditoria interna estão proibidos por força de lei ou de regulamentações a seguir determinadas partes das Normas, é necessária a conformidade com todas as demais partes das Normas e a apropriada divulgação desta situação.

Se as Normas são utilizadas em conjunto com normas emitidas por outros órgãos reguladores, as comunicações de auditoria interna podem também citar a utilização de outras normas, como for apropriado.

Advertisement

Neste caso, se houver inconsistências entre as Normas e outras normas, os auditores internos e a atividade de auditoria interna devem sujeitar-se às Normas, e podem obedecer às outras normas caso elas forem mais restritivas.

Das normas da IIA, concluímos:

Há conflito entre as Normas da IIA e outras normas (como as normas brasileiras)? Então, adote as Normas da IIA, salvo se as brasileiras forem mais duronas (restritivas) – caso em que devem ser empregadas as verde-amarelas (e não as Normas da IIA).

A questão buscou confundir candidatos quanto ao aspecto das normas mais “casca-grossas”. Quem é mais bruto leva a escolha. Norma da IIA é mais robusta? A adote. Não é mais restritiva? Então, adote a outra (que seja).