IIA: avaliação do alinhamento dos objetivos à missão

0
194

QUESTÃO CERTA: A avaliação do alinhamento dos objetivos de uma organização à sua missão se insere no gerenciamento de riscos, o que se constitui em uma norma de desempenho relativa à natureza do trabalho.

2120 – Gerenciamento de riscos 

A atividade de auditoria interna deve avaliar a eficácia e contribuir para a melhoria dos processos de gerenciamento de riscos. 

Interpretação: 

Determinar se os processos de gerenciamento de riscos são eficazes é um julgamento que resulta da avaliação do auditor interno quanto a se: 

• os objetivos da organização dão suporte e estão alinhados com a missão da organização; 

• os riscos significativos são identificados e avaliados; 

• Respostas apropriadas aos riscos são selecionadas de forma a alinhar os riscos com o apetite de risco da organização; e 

• Informações de riscos relevantes são capturadas e comunicadas de forma oportuna através da organização, permitindo que colaboradores, administração e conselho cumpram com suas responsabilidades. 

2120.C3 – Os auditores internos devem abster-se de assumir qualquer responsabilidade da administração de efetivamente gerenciar os riscos.

Advertisement

A atividade de auditoria interna reúne informações para apoiar esta avaliação através de múltiplos trabalhos de auditoria. O resultado destes trabalhos, visto em conjunto, proporciona uma compreensão dos processos de gerenciamento de riscos das organizações e sua eficácia. 

Os processos de gerenciamento de riscos são monitorados através de atividades contínuas de gerenciamento, de avaliações específicas ou de ambos. 

QUESTÃO CERTA: O auditor interno em consultoria ou no gerenciamento de riscos deve limitar suas funções ao estabelecimento ou melhoria dos processos, devendo abster-se de cumprir o papel de gerenciador efetivo dos riscos da organização.