Última Atualização 21 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A motivação é um dos temas que tem merecido estudo dada sua relevância no âmbito das organizações para a consecução dos seus objetivos. Entre as diferentes teorias que buscam explicar o tema, destaca-se a preconizada por Abraham Maslow, conhecida como teoria da hierarquia das necessidades humanas, a qual ranqueia as necessidades humanas em forma piramidal, tendo em sua base aquelas que necessitam ser primeiramente atendidas, tais como as fisiológicas, ligadas à sobrevivência do indivíduo.
QUESTÃO ERRADA: Conforme a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos se motivam para alcançar a sua realização pessoal imediatamente após suas necessidades sociais, como amizade, relacionamentos e trabalho em equipe, terem sido satisfeitas.
1ª – NECESSIDADE FISIOLÓGICA. EX.: sono, sede, fome, sexo.
2ª – NECESSIDADE DE SEGURANÇA. EX.: defesa, proteção, cargo, remuneração.
3ª – NECESSIDADE SOCIAL. EX.: relacionamento, casamento, fazer parte de um grupo.
4ª – NECESSIDADE DE ESTIMA. EX.: autoestima, reconhecimento, status.
5ª – NECESSIDADE DE AUTOREALIZAÇÃO. EX.: desenvolvimento pessoal da conquista.
Maslow entende que os indivíduos possuem necessidades de acordo com uma série de variáveis intrínsecas e ou extrínsecas e somente passam a buscar a satisfação de uma necessidade de nível superior quando a imediatamente inferior já estiver satisfeita. Uma necessidade satisfeita faz acabar a motivação e no mesmo instante surge uma nova força que impele o indivíduo a buscar outra necessidade, seguindo a hierarquia.
QUESTÃO CERTA: No que concerne ao comportamento humano no trabalho, a motivação é, sem dúvida, um dos principais aspectos que têm merecido estudos, com a apresentação de diferentes teorias. Uma das clássicas abordagens sobre o fenômeno da motivação foi proposta por Abraham Maslow, denominada Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, segundo a qual: existe uma escala de valores a serem transpostos e o indivíduo só irá se sentir estimulado a buscar a satisfação de uma necessidade mais elevada, como a de autorrealização, se uma anterior, mais básica, como segurança, já estiver satisfeita.