Grupos de processos

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QUESTÃO CERTA: No PMBOK, 5ª Edição, há um processo que formaliza a aceitação das entregas concluídas do projeto. O principal benefício desse processo é que ele aumenta a probabilidade da aceitação final do produto, serviço ou resultado, através da validação de cada entrega. Portanto, esse processo, cujo foco principal é a aceitação das entregas, chama-se: Validar o escopo.

QUESTÃO CERTA: Na área de conhecimento Gerenciamento do Escopo do Projeto, encontra-se o processo Validar o Escopo. As ferramentas e as técnicas utilizadas nesse processo são: Técnicas de Tomada de Decisão em Grupo e Inspeção.

Validar o escopo:

 

1 Entradas

.1 Plano de gerenciamento do projeto

.2 Documentação dos requisitos

.3 Matriz de rastreabilidade dos requisitos

.4 Entregas verificadas

.5 Dados de desempenho do trabalho

 

2 Ferramentas e técnicas

.1 Inspeção

.2 Técnicas de tomada de decisão em grupo

 

3 Saídas

.1 Entregas aceitas

.2 Solicitações de mudança

.3 Informações sobre o desempenho do trabalho

.4 Atualizações nos documentos do projeto

 

PMBOK – 5a. edição – Figura 5-1. Visão geral do gerenciamento do escopo do projeto – página 106

QUESTÃO CERTA: Os grupos de processos de Gerenciamento de Projeto, segundo o PMBOK 5, estão divididos em: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e, encerramento. Cada um desses grupos é formado por um grupo de processos que dá sustentação para cada uma dessas etapas do Gerenciamento de Projetos. Um dos processos do grupo monitoramento e controle formaliza a aceitação das entregas terminadas do projeto. Assinale a alternativa referente a este processo: Validar o escopo. Parte superior do formulário

Segundo o PMBOK 5:

Validar o escopo é o processo de formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto. O principal benefício deste processo é que ele proporciona objetividade ao processo de aceitação e aumenta a probabilidade da aceitação final do produto, serviço ou resultado, através da validação de cada entrega realizada.

QUESTÃO CERTA: Segundo o livro de gerenciamento de projetos PMBOK 5ª edição, há cinco grupos de processos. Os grupos de Planejamento e de Monitoramento e Controle incluem, respectivamente: desenvolver o cronograma e validar o escopo;

Ø Iniciação

· Desenvolver termo de abertura do projeto (TAP)

 

Ø Planejamento

· Desenvolver plano de gerenciamento do projeto

· Definir escopo

· Desenvolver cronograma

 

Ø Monitoramento e Controle

· Verificar escopo

· Controlar escopo

· Controlar cronograma

QUESTÃO CERTA: No PMBoK 5a edição, à exceção dos grupos de processo Iniciação e Encerramento, os demais grupos estabelecidos são: Execução; Monitoramento e Controle; Planejamento.

Os grupos de processos do PMBOK 5 são:

1 – Iniciação.

2 – Planejamento.

3 – Execução.

4 – Monitoramento e Controle.

5 – Encerramento.

QUESTÃO CERTA:  assinale a alternativa que apresenta dois processos do grupo monitoramento e controle: realizar o controle integrado de mudanças; validar o escopo.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: No PMBoK 5a edição, à exceção dos grupos de processo Iniciação e Encerramento, os demais grupos estabelecidos são: Execução; Monitoramento e Controle; Planejamento.

QUESTÃO CERTA: Os cinco grupos de processos descritos pelo PMBOK Guide que são utilizados para organizar e descrever a realização do projeto são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

Grupos de processo: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e Encerramento. (São 5)

Ciclo de vida dos projetos: Início; Organização e Preparação; Execução; Encerramento. (São 4)

QUESTÃO CERTA: O Project Management Body of Knowledge (PMBoK) é um conjunto de práticas em gerência de projetos que divide o ciclo de vida do projeto em cinco grupos de processos, entre os quais: Iniciação, Planejamento e Monitoramento e Controle.

QUESTÃO CERTA: De acordo com o guia PMBoK, os projetos variam em tamanho e complexidade e, independentemente se são grandes ou pequenos, simples ou complexos, todos os projetos podem ser mapeados para a seguinte estrutura de ciclo de vida: Início do projeto; Organização e preparação; Execução do trabalho do projeto e Encerramento do projeto.

QUESTÃO CERTA: A partir da identificação do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos reconhecido como boa prática pelas organizações foi criado o guia PMBOK 5ª Edição, muito útil para o gerenciamento de projetos de diversos tipos. Este guia apresenta um conjunto de processos agrupados logicamente nos seguintes grupos de processo: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento.

QUESTÃO CERTA: Dentro do ciclo de vida do Gerenciamento de Projetos, o desenvolvimento ocorre mediante vários processos básicos que se sobrepõem. Esses processos são: iniciação; planejamento; execução; controle e monitoração; encerramento.

QUESTÃO CERTA Andrew, analista de TI do Tribunal Regional do Trabalho, participou de um projeto que seguiu as melhores práticas do PMBoK 5ª edição. Sua participação foi principalmente em dois processos que envolviam (I) a determinação do orçamento e (II) a condução das aquisições do projeto. Assim, ele participou de processos que são, respectivamente (I e II), componentes dos grupos: Planejamento / Execução.

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QUESTÃO CERTA: Os grupos de processos têm dependências claras e em geral são executados na mesma sequência em qualquer projeto.

QUESTÃO ERRADA: Os grupos de processos são fases do ciclo de vida do projeto que permite a separação em fases ou subprojetos distintos de projetos grandes ou complexos.

Os grupos de processos NÃO são fases do ciclo de vida do projeto.

PMBoK 4 E. pág. 18

2.1.3 Fases do projeto

As fases do projeto são divisões de um projeto onde controle adicional é necessário para gerenciar de forma efetiva o término de uma entrega importante. A natureza de alto nível das fases de um projeto as torna um elemento do ciclo de vida do projeto. Uma fase não é um grupo de processos de gerenciamento de projetos.

PMBoK 4 Ed. pág. 41

3.2 Grupos de processos de gerenciamento de projetos

Um grupo de processos inclui os processos de gerenciamento de projetos que o constituem e que estão vinculados pelas respectivas entradas e saídas, onde o resultado de um processo torna-se a entrada de outro. Os grupos de processos não são fases do projeto.

QUESTÃO CERTA: O gerente de projetos determina os recursos para compor a estrutura e a administração do projeto. A montagem da equipe de especialistas deve ser feita na seguinte fase do ciclo de vida do projeto: Definição ou iniciação.

QUESTÃO CERTA: Segundo o guia PMBoK 4a edição, os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco categorias conhecidas como grupos de processo de gerenciamento de projetos. Com relação a estes grupos de processos é correto afirmar: os grupos de processos têm dependências claras e em geral são executados na mesma sequência em qualquer projeto.

De fato, a ordem costuma ser parecida na maioria dos projetos (por isso a palavra em GERAL). Primeiro termo de abertura, escopo preliminar … e por aí vai. MAS NÃO É REGRA.

QUESTÃO CERTA: Segundo o guia PMBOK, as fases do projeto são divisões em que é necessário um controle para gerenciar de forma efetiva o término de uma entrega. Geralmente, as fases são terminadas sequencialmente, mas em algumas situações podem se sobrepor.

4 FASES DO PROJETO

Concepção/iniciação: identificação de necessidades e oportunidades s sua compreensão para equacionamento do problema de serve como base para o projeto; análise ambiental; estimativa inicial de recursos; proposta básica do projeto; definição dos objetivos iniciais do projeto; decisão inicial quanto ao prosseguimento do projeto.

Planejamento/Organização/preparo/estruturação: estruturação e viabilização do projeto com base na proposta de trabalho aprovada na fase anterior; detalhamento de metas e objetivos a serem alcançados, de atividades, de riscos, de resultados esperados; programação a alocação do uso de recursos; estabelecimento de mecanismos de acompanhamento e comunicação de resultados; treinamento prévio; etc.

Execução: ativação da comunicação; execução propriamente dita do trabalho planejado; ajustes no projeto; condução da equipe e busca da criação de relacionamentos e clima positivo; etc.

Encerramento: finalização das atividades; aceleração final das últimas tarefas; elaboração de relatórios, documentos finais e memória do projeto; realização de avaliações finais do desempenho do projeto, seus membros e resultados; entrega dos resultados ao cliente; etc.

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