Gestão ou Administração Participativa (Coparticipação)

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Administração Participativa é o conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que provocam e incentivam a participação de todos no processo de administrar os três recursos gerenciais (Capital, Informação e Recursos Humanos), obtendo, através dessa participação, o total comprometimento com os resultados, medidos como eficiência, eficácia e qualidade”.

QUESTÃO CERTA: Sobre administração ou Gestão Participativa, é correto afirmar: Na implementação desse tipo de gestão há requisitos de mudanças em 3 dimensões: comportamental, estrutural e na dimensão das interfaces.

A implantação da administração participativa envolve mudanças em três dimensões da organização: comportamental, estrutural e interfaces.

 4.8.6. O lado comportamental da participação 

A administração participativa, em primeiro lugar, é a substituição dos estilos tradicionais de administrar pessoas – autoritário, impositivo, indiferente, paternalista – por cooperação mútua, liderança, autonomia e responsabilidade. Informar, envolver, delegar, consultar e perguntar, em vez de mandar, são as palavras-chaves da administração participativa no que diz respeito ao comportamento dos administradores.

4.8.7. O lado estrutural da participação

Além dos aspectos comportamentais, a administração participativa também implica o redesenho das estruturas. Cargos, grupos de trabalho e a estrutura como um todo são organizados de modo que a participação dependa não apenas das atitudes e disposições favoráveis das pessoas, mas também e principalmente do sistema de normas e procedimentos. A estrutura deve estimular as pessoas à participação. Nas organizações tradicionais ou não participativas, acontece o inverso: os regulamentos, as carreiras, a divisão do trabalho e o próprio organograma são estruturados de maneira que o poder fique concentrado no topo da pirâmide.

4.8.8. Administração participativa de interface

Na organização participativa, a administração é compartilhada em diferentes interfaces e não apenas nas relações com os funcionários. Clientes são consultados em determinadas decisões sobre produtos e serviços enquanto fornecedores, distribuidores e o pessoal de assistência técnica participam de projetos de engenharia simultaneamente. A organização procura ser um sistema participativo interno, do ponto de vista comportamental e estrutural, e também aberto para o ambiente externo, recebendo todas as informações que possam ajudar no aprimoramento de sua administração.

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Fonte bibliográfica: http://www.paulorodrigues.pro.br/arquivos/aula_05_adm_ii_orientada.pdf

QUESTÃO CERTA: As organizações, igualmente aos governos, empregam algum tipo de ‘regras’ como meio de criar e manter a ordem entre os seus membros e, por isso, existem várias formas de governar politicamente. Quando o governo e as instituições da sociedade civil formalizam acordos para gerar, juntas, interesses mútuos em prol do bem-estar social, criam uma forma de governo denominada: cogestão.

QUESTÃO ERRADA: O modelo decisório de cogestão ocorre quando os membros da organização assumem as decisões de modo coletivo, sendo o processo decisório conduzido por equipes em equilíbrio de poder.

QUESTÃO CERTA: A qual tipo de gestão os termos “co-gestão” ou “gestão compartilhada” estão relacionados? Gestão horizontalizada – realizada pelos trabalhadores, gestores locais e governo.

“A co-gestão está ligada ao princípio de co-decisão. Uma decisão só pode ser tomada por concordância das partes. A co-gestão busca o equilíbrio de poder e de participação dos vários segmentos no interior da instituição-escola ou da empresa”.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO CERTA: A tendência atual de gestão participativa contribui para a ampliação da visão estratégica da organização por todos os envolvidos nos demais níveis de planejamento.

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