Última Atualização 22 de fevereiro de 2022
Ainda falando sobre qualidade aqui, no Caderno de Prova, vejamos a diferença entre o gerenciamento de rotina e o gerenciamento por melhorias (ou gerenciamento para melhorias).
Uma questão de 2019 da CEBRASPE diz:
QUESTÃO CERTA: Julgue o item subsequente, referentes ao modelo de gestão baseado na qualidade total (GQT): O gerenciamento de qualidade de uma organização pode ocorrer de duas formas: a primeira abrange o gerenciamento da rotina, que visa estabelecer padrões bem definidos do processo e apresenta resultados previsíveis, e a outra atua com o gerenciamento por melhorias, em que as demandas surgem do mercado ou cliente, sempre no sentido de melhorar o fator competitividade.
No gerenciamento de processos, há dois modelos que podem ser utilizados:
*Gerenciamento da rotina
*Gerenciamento para melhoria
O gerenciamento de rotina é um método para padronizar os processos da empresa, para que eles funcionem em harmonia. A padronização faz com que as atividades sejam executadas sempre da mesma maneira, permitindo a estabilidade do processo.
O gerenciamento para melhoria é o oposto do de rotina. Oferece condições para que a empresa fuja dos processos padronizados e não seja ultrapassada pela concorrência de mercado. Ao se estabelecer melhorias, a empresa obtém um resultado final que atenda e supere as expectativas do cliente.
Fonte: [clique aqui]
No gerenciamento de processos, há dois modelos que podem ser utilizados:
*Gerenciamento da rotina
*Gerenciamento para melhoria
O gerenciamento de rotina é um método para padronizar os processos da empresa, para que eles funcionem em harmonia. A padronização faz com que as atividades sejam executadas sempre da mesma maneira, permitindo a estabilidade do processo.
O gerenciamento para melhoria é o oposto do de rotina. Oferece condições para que a empresa fuja dos processos padronizados e não seja ultrapassada pela concorrência de mercado. Ao se estabelecer melhorias, a empresa obtém um resultado final que atenda e supere as expectativas do cliente.
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO ERRADA: O processo administrativo se refere ao estabelecimento de rotinas de trabalho sistematicamente parametrizadas para gerar eficiência produtiva nas organizações.
Esse é o conceito de gerenciamento de rotina, e não de processo administrativo. É o gerenciamento de rotinas que tem foco nos micros processos. Daí a ideia de rotinas de trabalho sistematicamente parametrizadas. Já o conceito de processo administrativo é o conjunto de funções da administração (planejamento, organização, direção e controle) dentro de um ciclo contínuo, flexível e ajustável, e não sistematicamente parametrizado.
Fonte: Gran Cursos.