Gerenciamento de Integração do Projeto

0
625

QUESTÃO CERTA: Considere que um Analista de Sistemas foi indicado para atuar como gerente de projeto de um novo sistema a ser desenvolvido. Ele criou o Termo de Abertura do Projeto, um documento que formalmente autoriza a existência do projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto. De acordo com o PMBOK 5ª edição, esta atividade pertence a um processo do Gerenciamento da Integração do Projeto. 

De acordo com o PMBOK 5ª edição

1.Gestão de ESCOPO

2.Gestão de Tempo

3.Gestão de Custo

4.Gestão de Qualidade

5.Gestão de RH

6.Gestão de Comunicação

7.Gestão de Riscos

8.Gestão de Aquisição

9.Gestão de Integração -> A gestão de integração está ligada nos aspectos de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são necessárias para que um projeto tenha sucesso. A área foca nas escolhas e concessões que ocorrem no gerenciamento de projetos. Muitos são os objetivos que são conflitantes em um projeto (exemplo: uma área deseja realizar o serviço mais rápido e a outra deseja reduzir os gastos). Desta maneira, a gestão destas interdependências entre as áreas envolvidas no projeto é um dos aspectos importantes para que o projeto tenha sucesso. A ideia é assegurar que todas as áreas sejam integradas e que todas as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.

10. ÁREA (STAKEHOLDERS – PARTES INTERESSADAS)

QUESTÃO CERTA: O gerenciamento da integração é uma área de conhecimento primordial para a gestão de projetos. De acordo com o PMBOK, são escolhas desse gerenciamento: a alocação de recursos e o balanceamento de demandas concorrentes.

QUESTÃO CERTA: Considere, por hipótese, que um Agente de Fiscalização à Regulação de Transporte da ARTESP está participando do desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza a existência do projeto no qual está envolvido e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades deste projeto. De acordo com o PMBOK 5ª edição, os principais benefícios desta atividade são fornecer ao projeto um início e limites bem definidos, criar um registro formal do projeto e definir uma maneira direta da direção executiva aceitar e se comprometer formalmente com o projeto. O documento e a área de conhecimento ao qual o processo que o realiza pertence são, correta e respectivamente, Termo de Abertura do Projeto (Project Charter) e Gerenciamento da Integração do Projeto.

Gerenciamento de integração do projeto: inclui as atividades e os processos utilizados para integrar os processos e suas atividades, incluindo sua identificação, definição, combinação, unificação e coordenação.

Gestão de Integração:  A gestão de integração está ligada nos aspectos de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são necessárias para que um projeto tenha sucesso. A área foca nas escolhas e concessões que ocorrem no gerenciamento de projetos. Muitos são os objetivos que são conflitantes em um projeto (exemplo: uma área deseja realizar o serviço mais rápido e a outra deseja reduzir os gastos). Desta maneira, a gestão destas interdependências entre as áreas envolvidas no projeto é um dos aspectos importantes para que o projeto tenha sucesso. A ideia é assegurar que todas as áreas sejam integradas e que todas as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Em relação às áreas de conhecimento que contemplam as atividades do gerente de projetos, assinale a opção correta: O gerenciamento da integração tem como objetivo equilibrar todos os processos nas áreas de conhecimento, ou seja, reunir todas as partes de um projeto em uma unidade coesa.

A integração refere-se aos aspectos de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são necessárias para que um projeto tenha sucesso.

Esse processo geralmente envolve as escolhas e concessões sobre objetivos conflitantes e a administração das interdependências entre as áreas envolvidas no projeto. De certa forma, o objetivo é garantir que todas as áreas estejam integradas e que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.

QUESTÃO ERRADA: O monitoramento é um aspecto do gerenciamento da integração que é executado ao término do projeto. Fornece à equipe uma compreensão clara da saúde final do projeto, identificando as áreas que requerem mudanças por terem inserido erros no projeto.

Monitoramento é um processo que permeia todas as etapas do projeto e não somente ao término.

QUESTÃO CERTA: O Guia PMBOK na sua versão 4 apresenta as áreas de conhecimento. Uma delas é a de gerenciamento da integração do projeto. São processos desta área: Desenvolver o termo de abertura do projeto; Encerrar o projeto ou fase.

QUESTÃO CERTA: No contexto do Gerenciamento da Integração do Projeto são, respectivamente, uma entrada e uma saída do processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto: Fatores ambientais da empresa; Dados de desempenho do trabalho. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui