Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)

0
1537

Última Atualização 10 de fevereiro de 2022

CHIAVENATO (2010): CADEIA DE SUPRIMENTOS (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT):

Como sistemas abertos, as empresas estão cada vez mais trazendo para junto de si os seus clientes (do lado das saídas do sistema) e seus fornecedores (do lado das entradas do sistema). Em outras palavras, as fronteiras do sistema empresarial estão se desvanecendo no sentido de eliminar limites ou barreiras ao ambiente externo. Fornecedores e clientes estão sendo envolvidos no processo de fornecimento, enquanto a empresa se torna o núcleo básico dessa nova abordagem em uma cadeia capaz de agregar valor a todos os envolvidos.

Banca própria CAP-IMES (2015):

QUESTÃO CERTA:Supply Chain Management, ou administração das cadeias de suprimentos, trata-se de uma abordagem mais estratégica de logística, em que a mesma é percebida como fator de diferenciação para as organizações, a partir da utilização das tecnologias da informação e da comunicação.

Banca própria CAP-IMES (2015):

QUESTÃO CERTA:Supply Chain Management é a integração da organização a partir de uma abordagem da logística como elemento diferenciador, buscando integrar o ambiente interno com o externo para otimizar processos, possibilitando maior valor agregado a todas as etapas da cadeia produtiva.

Banca própria CAP-IMES (2015):

QUESTÃO CERTA: São três os objetivos do Supply Chain Management: redução de custos, adição de valor e gerar vantagem estratégica para a organização. 

CESGRANRIO (2010):

QUESTÃO CERTA: Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que passa por essa cadeia. Para alcançar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa deve: colaborar com fornecedores e clientes, compartilhando informações sobre demanda e estoques de seus produtos, componentes e matérias-primas.

“Supply Chain Management (SCM – Gestão da Cadeia de Suprimentos) tem representado uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma estratégica e integrada. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem. Assim, é importante ressaltar que o escopo da SCM abrange toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus fornecedores e clientes, e não apenas a relação com os seus fornecedores.”

Fonte: https://arquivos.cruzeirodosulvirtual.com.br/materiais/disc_POS/2011/gcs/un_IV_katia/teorico_III.htm

FCC (2009)

QUESTÃO CERTA: O gerenciamento de suprimentos por meio da abordagem do Supply Chain Management tem como objetivo estratégico: realizar ações colaborativas que promovam a união de forças de empresas – cliente e forneced ora, cliente e cliente, ou fornecedora e fornecedora – visando a explorar as atividades logísticas em busca de vantagens mútuas.

Advertisement

Cesgranrio (2014):

QUESTÃO CERTA: A colaboração dentro da cadeia de suprimentos ocorre quando duas ou mais empresas dividem a responsabilidade de trocar informações sobre o planejamento, a gestão, a execução e a medição de desempenho. A decisão operacional que estabelece parcerias para que parte dos produtos e dos serviços utilizados em uma empresa seja fornecida por outra empresa externa, de forma colaborativa e independente, é chamada de: outsourcing.

IDECAM (2015):

QUESTÃO CERTA: Atualmente, é uma tendência de mercado que as grandes organizações busquem agregar valor ao seu negócio, integrando de forma eficiente, os diversos entes que compõem a sua cadeia produtiva como fornecedores, fabricantes, atacadistas e varejistas. Este modelo de negócio ficou conhecido como Supply Chain Management (SCM) ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Sobre os principais propósitos do SCM, marque a alternativa INCORRETA.

A) Um dos objetivos do SCM é reduzir os níveis de inventários e diminuir os custos.

B) Uma cadeia de suprimentos é um sistema dinâmico que evolui e se altera ao longo do tempo.

C) A melhoria dos níveis de serviço e, consequentemente, a satisfação do cliente é um dos propósitos do SCM.

D) Controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais são objetivos do SCM.

E) O gerenciamento da cadeia de suprimentos visa tão somente a melhoria dos processos internos, havendo pouca relevância do ambiente externo neste processo.

Visa a melhoria de todos os níveis e contextos, tanto interno como externo.

Banca própria IF-SC (2015):

QUESTÃO CERTA: A gestão da cadeia de abastecimento ou supply chain management diz respeito às práticas de gestão que são necessárias para que todas as empresas agreguem valor ao cliente. Assinale a alternativa que APRESENTA um dos objetivos da visão da supply chain: Reduzir os custos de fornecimento e aumentar a produção.

Cadeia Logística de Suprimentos – é o conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos fornecedores, dos centros de distribuição e de estocagem, de forma que a comercialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no momento oportuno, com foco na redução de custos e na alta satisfação nos níveis de serviços prestados aos clientes.