Última Atualização 15 de fevereiro de 2022
Em sua obra, o mestre Chiavenato aponta alguns dos principais Fatores Motivacionais relacionados às Tarefas executadas pelos indivíduos. São eles:
– Identidade: percepção de afinidade com a tarefa desempenhada, ou seja, trabalhos com os quais se tenham identificação /afeição
– Variedade: medida do grau de repetividade ou variabilidade de uma tarefa; quanto maior a variedade, maior a motivação
– Significado: as tarefas mais motivadoras são aquelas cuja execução é feita por completo e não apenas uma pequena parte do trabalho
– Autonomia: medida do grau de liberdade de escolha e de atuação do colaborador em relação ao trabalho executado.
– Feedback: aprendizado e evolução contínuos, com base em conhecimentos adquiridos e avaliações constantes
Importante observar que, quanto maior a presença de cada um dos fatores no trabalho desempenhado, maior a perspectiva de geração de motivação pelas tarefas. Por outro lado, quanto menor sua percepção, mais desmotivadoras tendem a ser as tarefas.
Cesgranrio (2013):
QUESTÃO CERTA: Pesquisas recentes em planejamento do trabalho oferecem evidências de que a maneira como os elementos do trabalho são organizados pode aumentar ou diminuir a motivação. Para que um trabalho seja considerado de alto potencial motivador, é preciso que ele apresente as seguintes características: significância alta, autonomia alta e variabilidade alta.
CEBRASPE (2014):
QUESTÃO ERRADA: O fato de uma pessoa reconhecer que seu trabalho tem variedade, identidade e significado é suficiente para que ela tenha elevado potencial motivador para a realização da função, do cargo ou da atividade.
O elevado potencial motivador ocorre se a variedade, identidade e significado forem acompanhados de autonomia e feedback no trabalho. Doutrina majoritária.