Exame de Toda a População

0
264

NBC TA 500: O auditor pode decidir que será mais apropriado examinar toda a população de itens que constituem uma classe de transações ou saldo contábil (ou um estrato dentro dessa população). É improvável um exame de 100% no caso de testes de controles; contudo, é mais comum para testes de detalhes.

Um exame de 100% pode ser apropriado quando, por exemplo:

a) a população constitui um número pequeno de itens de grande valor;

b) há um risco significativo e outros meios não fornecem evidência de auditoria apropriada e suficiente; ou

c) a natureza repetitiva de um cálculo ou outro processo executado automaticamente por sistema de informação torna um exame de 100% eficiente quanto aos custos.

QUESTÃO CERTA: O exame de todos os documentos ou operações pode ser desejável e adequado quando esses documentos ou operações forem poucos e de valor unitário elevado, ou, também, quando houver risco relevante e outros meios não oferecerem evidência de auditoria apropriada e suficiente.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Embora a amostra seja selecionada cientificamente e o emprego da amostragem estatística seja recomendável quando os itens da população apresentem características homogêneas, permanece a possibilidade de a conclusão obtida com base na amostragem ser diferente daquela que seria conseguida se 100% da população fosse examinada pelo mesmo procedimento de auditoria.