Evidências da auditoria interna (com exemplos)

0
467

QUESTÃO ERRADA: Segundo as normas brasileiras de contabilidade, as informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas evidências. Mesmo com o risco operacional apresentado no programa de auditoria, as recomendações e conclusões do auditor fundamentam-se parcialmente na fidedignidade e relevância das evidências.

NBC TI 01 – 12.2.3.4 – As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências”, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade.

A primeira parte está correta. O erro está na palavra “parcialmente”, visto que as recomendações e conclusões do auditor devem ser fundamentadas integralmente na fidedignidade e relevância das evidências.

QUESTÃO CERTA: As evidências que respaldam os resultados da auditoria interna devem ser, entre outros aspectos, fidedignas, sendo considerada adequada a inf ormação que, sendo confiável, propicie, com o emprego apropriado das técnicas da auditoria interna, a melhor evidência possível.

Advertisement

De acordo com a NBC TI 01, as informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas evidências, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade.

Item 11.1.2.3 da NBC T 11:


Os Testes Substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:

a) testes de transações e saldos; e

b) procedimentos de revisão analítica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui