Etapas do Processo de Delegação

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Banca própria IF-CE (2014):

QUESTÃO CERTA: O processo de delegação consiste em três etapas que podem ser observadas ou deduzidas: atribuir tarefas específicas a uma pessoa, ceder a autoridade apropriada ao subordinado e criar a obrigação de que o subordinado realize as tarefas a ele atribuídas.

No processo de delegação administrativa, podemos identificar quatro etapas.

A primeira corresponde à definição de metas, ou seja, a autoridade determina e comunica com clareza o que espera de quem recebeu a delegação.

A segunda etapa é a delegação da permissão para agir, que é o momento em que o líder concede a seu subordinado a autoridade para praticar os atos necessários para cumprir as metas, incluindo assumir compromissos e empregar recursos.

Posteriormente, ocorre a obrigação de executar. Ela corresponde à ação do subordinado, que deverá assumir a responsabilidade de cumprir as tarefas que lhe foram delegadas da melhor forma possível. Cabe a ele também prestar contas dos resultados.

Por fim, a delegação cria a obrigação de avaliar a execução da tarefa, cuja responsabilidade é da autoridade que a delegou. A autoridade deve acompanhar o andamento da execução da tarefa, cobrando a prestação de contas, e avaliar os resultados.

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