O Que É Custeio Baseado Em Atividades? (ABC)

0
688

Última Atualização 14 de julho de 2021

NO livro Análise Gerencial de Custos – aplicação em empresas modernas (terceira edição), encontramos que “a ideia básica do ABC é tomar os custos das várias atividades da empresa e entender seu comportamento, encontrando bases que representem as relações entre os produtos e essas atividades.” (BOSNIA, 2019). 

Ao discorrer sobre as etapas do ABC (para descobrir os custos dos produtos), este mesmo autor enumera as quatro fases para o cálculo dos custos dos produtos pelo ABC:

  1. Mapeamento das atividades;
  2. Distribuição dos custos às atividades;
  3. Distribuição dos cursos das atividades indiretas até as diretas;
  4. Distribuição dos custos dos produtos. 

É que “a distribuição dos custos deve representar o consumo dos insumos pelas atividades da melhor maneira possível”. (BOSNIA, 2019). 

Basta pensar que os insumos vão passando por processos compostos de atividades da organização, até se chega a um produto final. 

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA:  O primeiro estágio do custeio ABC direciona os gastos gerais às ações que consomem recursos para realização do processo produtivo.

Ações que consomem recursos = atividades.  É evidente que a questão negligenciou a questão do mapeamento. No entanto, considerando que o mapeamento pode ser visto como etapa prévia  do custeio propriamente dito, cabe avaliar a questão como certa.  

“CUSTEIO ABC

Direcionador de Custos é o fator que determina o custo de uma atividade.

Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, deduz-se que o direcionador é a verdadeira causa dos seus custos. A rigor, há que se distinguir dois tipos de direcionador: os de primeiro estágio também chamados de direcionadores de custos de recursos, e os de segundo estágio, chamados de direcionadores de custos de atividades.

O primeiro identifica a maneira com as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades, ou seja, demonstra a relação entre os recursos gastos e as atividades. O segundo identifica a maneira como os produtos “consomem” atividades.

O Custeio ABC começa pela identificação das atividades (Ações) mais importantes dentro do departamento, que são as que mais consomem recursos.

Ex: ATIVIDADE: Comprar Material; DEPARTAMENTO: Compras

FLUXO: departamento – atividades – produtos”.

QUESTÃO CERTA: No segundo estágio de alocação de custos de um sistema de custeio baseado em atividades, os custos das atividades são distribuídos aos objetos de custeio, que podem ser produtos, serviços, clientes ou outros objetos.

Advertisement

“No primeiro estágio os custos indiretos são imputados aos centros de custos por meio de várias bases de rateio. Em um segundo estágio os custos são apropriados dos centros de custos aos produtos através de uma base de volume, que podem ser todos e qualquer gasto relacionado aos centros de custos.

ETAPAS DA IMPLANTAÇÃO DO ABC

1. Identificação e definição das atividades e dos seus respectivos centros;

2. Apropriação direta, sempre que possível, dos custos aos produtos e aos objetos de custo;

3. Apropriação dos custos aos centos de custo da atividade;

4. Determinação das taxas de atividade;

5. Apropriação dos custos aos objetos de custo, utilizando as taxas e as medidas de atividade;

6. Elaboração dos relatórios gerenciais.”

QUESTÃO ERRADA: No primeiro estágio de alocação de custos do sistema de custeio baseado em atividades, os custos gerados são atribuídos às atividades por meio de taxas de atividade.

“DIRECIONADORES DE CUSTOS DE RECURSOS – identificam a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades, ou seja, demonstra a relação entre os recursos gastos e as atividades.

1) Alocação direta

2) Rastreamentos

3) Rateio”

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que indica direcionadores de custos no Custeio Baseado em Atividades: Os fatores que geram ou influenciam o nível dos recursos consumidos.

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta a característica principal do Custeio Baseado em Atividades, ou Activity Based Costing: A alocação racional dos gastos indiretos aos bens e serviços produzidos.