Estrutura Organizacional e Gestão de Projetos

0
3341

QUESTÃO CERTA: A Prefeitura de Salvador está desenvolvendo um projeto para possibilitar o uso do home-office entre seus servidores. Durante seu desenvolvimento, evidencia-se que o gerente de projetos se dedica em tempo integral à empreitada, enquanto sua equipe, apenas em tempo parcial. Tomando como base a situação apresentada, nota-se que a Prefeitura de Salvador utiliza um tipo de estrutura conhecida por: matricial balanceada.

QUESTÃO CERTA: O conceito de estrutura organizacional tem relação com divisão de cargos e atividades. Supondo que uma sociedade empresária deseje maximizar a autoridade do gerente de projetos, seria adequado que ela adotasse uma estrutura organizacional: projetizada.

QUESTÃO CERTA: O PMBOK 5ª edição descreve a influência da estrutura organizacional das empresas nos projetos por elas desenvolvidos. Segundo o PMBOK 5ª edição, considerando um determinado projeto: pouca disponibilidade de recursos em uma empresa com estrutura funcional

QUESTÃO ERRADA: O gerente de projetos atua em tempo parcial em uma empresa com estrutura voltada a projetos.

Negativo. É em tempo integral.

QUESTÃO CERTA: Considere uma organização onde o gerente de projetos atua em tempo integral nesta função, porém, com uma equipe composta por profissionais atuando em tempo parcial no projeto. Considere ainda que nessa organização a autoridade do gerente para disponibilizar recursos é baixa ou moderada. O tipo de estrutura, nesse caso, é: matricial balanceada.

QUESTÃO CERTA: O PMBOK 5ª Edição estabelece uma classificação de recursos e pessoas participantes de projetos, baseada na estrutura organizacional desses projetos. Segundo essa classificação: a autoridade do gerente de projeto é baixa, considerando uma estrutura matricial fraca da organização.

QUESTÃO ERRADA: A disponibilidade de recursos é baixa em uma empresa com estrutura voltada a projetos.

Na verdade é alta e quase total.

QUESTÃO CERTA: A autoridade do gerente de projeto é pequena ou nenhuma quando a organização tem uma estrutura: funcional. 

QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional de um projeto é considerada projetizada ou matricial forte se tiver como características alta autoridade do gerente de projetos, alta disponibilidade de recursos e tempo de dedicação integral do gerente de projeto.

QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional é um fator ambiental da empresa que pode afetar diretamente a disponibilidade de recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos. Estas estruturas variam de funcionais até projetizadas com diversas estruturas matriciais entre elas. Considerando a influência das características destas estruturas na implantação do gerenciamento de projetos nas organizações, assinale a sequência correta (por ordem decrescente de dificuldade): Funcional, matricial fraca, matricial forte e projetizada.

QUESTÃO CERTA: Em organização clássica com estrutura funcional, o gerente de projetos possui: pouca autoridade sobre os projetos, dedicando parcialmente seu tempo aos projetos.

QUESTÃO CERTA: Em uma estrutura matricial forte, a equipe administrativa de gerenciamento de projetos permanece dedicada em tempo integral.

QUESTÃO ERRADA: Em uma organização do tipo matricial forte, os gerentes de projeto têm o mais alto nível de autoridade e poder.

Na verdade, a estrutura organizacional que combina com essa característica é a projetizada.

QUESTÃO CERTA: Em uma estrutura organizacional do tipo matricial forte, o poder do gerente de projetos suplanta o dos gerentes imediatos dos colaboradores do projeto.

Na estrutura organizacional matricial forte, o gerente de projetos possui total autoridade sobre o projeto, seu cronograma, orçamento, riscos e etc., não mais compartilhando a tomada de decisão com o gestor funcional.

QUESTÃO CERTA: Suponha que o TRF4 esteja migrando, em relação aos projetos, de uma organização do tipo 1 para do tipo 2. No tipo 1, atual, há apenas uma coordenação geral, cada funcionário possui um superior bem definido e cada departamento realiza o seu trabalho do projeto de modo independente dos outros departamentos. No tipo 2, haverá um chefe dos gerentes de projeto, com autoridade considerável, que coordenará outros gerentes de projeto de tempo integral, além de haver pessoal administrativo de tempo integral trabalhando nos projetos. De acordo com o PMBOK 5ª edição, os tipos 1 e 2 são, correta e respectivamente, estrutura organizacional: funcional clássica e matricial forte.

QUESTÃO CERTA: O PMBOK 5ª Edição estabelece uma classificação de recursos e pessoas participantes de projetos, baseada na estrutura organizacional desses projetos. Segundo essa classificação: a autoridade do gerente de projeto é baixa, considerando uma estrutura matricial fraca da organização.

QUESTÃO CERTA: Segundo o PMBOK 4ª Edição, as estruturas organizacionais influenciam na forma como os projetos são executados. Nesse contexto, na estrutura organizacional: matricial forte, a disponibilidade de recurso é de moderada a alta.

QUESTÃO CERTA: Você foi contratado por uma empresa para trabalhar em um projeto prioritário que atenderá os Jogos Olímpicos que ocorrerão no Brasil em 2016. Esse projeto terá as seguintes características e particularidades: (1) você desempenhará o papel de gerente de projetos e terá plena autoridade nesse projeto; (2) você contará com uma equipe administrativa, que lhe auxiliará no gerenciamento do projeto; (3) as equipes que trabalharão no seu projeto são as apontadas pela seta nº 2. Elas já existem e estão dispersas pela corporação participando de outros projetos, chefiadas por outros gerentes, entretanto, devido a prioridade do seu projeto, você poderá empregá-las quando necessitar; (4) considerando a estrutura organizacional da empresa mostrada na Figura 1, os contatos e a disseminação de informações fluirão horizontal e verticalmente; (5) você gerenciará o orçamento do projeto; (6) você e a sua equipe administrativa ficarão alocados em tempo integral nesse projeto; e (7), na Figura 1, você é o gerente apontado pela seta nº 3 e está subordinado diretamente ao Chefe dos gerentes de projetos.

Portanto, considerando as características e particularidades detalhadas nesse enunciado, selecione, dentre as alternativas a seguir, o nome da estrutura organizacional mostrada na Figura 1, segundo o PMBOK, 5ª Edição: Matricial forte.

QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional de um projeto é considerada projetizada ou matricial forte se tiver como características alta autoridade do gerente de projetos, alta disponibilidade de recursos e tempo de dedicação integral do gerente de projeto.

QUESTÃO ERRADA: Em uma organização do tipo matricial forte, os gerentes de projeto têm o mais alto nível de autoridade e poder.

Note que ela afirma que os gerentes de projeto têm o mais alto nível de autoridade e poder numa organização matricial forte. É quase isso. Na verdade, a estrutura organizacional que combina com essa característica é a projetizada

Advertisement
. Na matricial forte o gerente possui um grau de poder mais alto que na matricial fraca, mas não é o mais alto nível de autoridade e poder. Isso só acontece na totalmente projetizada.

Vamos verificar as definições:

Estruturas Organizacionais

A organização em que o projeto está inserido pode ser de duas categorias: ou é uma organização que vive de projetos, ou é uma organização que adotou o gerenciamento por projetos para a sua administração.

De um modo geral, as organizações utilizam diversas estruturas. As principais são:

Organização com estrutura funcional: cada funcionário tem um superior bem definido, e as equipes são organizadas por funcionalidade (ex. finanças, produção, etc) ou seguindo estruturas internas da empresa

Organização projetizada: a empresa é organizada em departamentos, sendo que cada um responde a um gerente de projeto. Algumas áreas dão suporte a todos os projetos.

Organização matricial: a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado. Pode ser dividida em estrutural matricial fraca, forte e balanceada.

A estrutura matricial fraca mantém o gerente funcional com um nível maior de autoridade parecendo-se mais com uma estrutura funcional.

A estrutura forte se parece muito com uma estrutura projetizada e o gerente de projetos possui grande autoridade, podendo alocar recursos de outras áreas ou mesmo contratar recursos externos para realizar o projeto.

A estrutura matricial balanceada representa um equilíbrio entre os dois extremos, o lado funcional e o projetizado.

QUESTÃO CERTA: O quadro abaixo demonstra as principais Estruturas Organizacionais para processo de projetos:

A correlação correta entre as colunas é a que consta em: I-B; II-C; III-A; IV-D; V-E.

QUESTÃO CERTA: Segundo o PMBOK 4ª Edição, as estruturas organizacionais influenciam na forma como os projetos são executados. Nesse contexto, na estrutura organizacional: matricial forte, a disponibilidade de recurso é de moderada a alta.

Funcional:

A organização funcional (clássica), é uma hierarquia em que cada funcionário possui um superior bem definido. É uma estrutura departamentada onde os funcionários são agrupados por especialidade, como produção, marketing, engenharia, contabilidade, etc. Há pouca disponibilidade de recursos em uma empresa com estrutura funcional.

Matricial Fraca:

É uma estrutura muito similar com uma organização Funcional e o papel do gerente de projetos é mais parecido com a de um coordenador ou facilitador. As prioridades das atividades do projeto são baixas tendo em vista que as equipes são subordinadas aos seus respectivos departamentos de origem. A autoridade do gerente de projetos é baixa em uma empresa com estrutura matricial fraca.

Matriz Balanceada:

Nesta estrutura já se reconhece a necessidade de um gerente de projetos, porém com pouca autonomia sobre o projeto e seu financiamento já que ainda está sob a gestão de um gerente funcional.

Matriz Forte:

É uma estrutura que se assemelha com as características de uma organização Projetizada e neste caso podem ter gerentes de projetos em tempo integral com autoridade considerável e pessoal administrativo trabalhando para o projeto em tempo integral. Neste modelo as equipes estão mais comprometidas com o projeto e a prioridade dos projetos dentro da organização é alta. A autoridade do gerente de projetos é baixa em uma empresa com estrutura matricial forte.

QUESTÃO ERRADA: O gerente de projetos é de tempo parcial, considerando uma matricial forte da organização.

O gerente de projetos é de tempo integral, considerando uma matricial forte da organização.

QUESTÃO ERRADA: Segundo o PMBOK 4ª Edição, as estruturas organizacionais influenciam na forma como os projetos são executados. Nesse contexto, na estrutura organizacional: projetizada, o papel de gerente de projeto é de dedicação parcial.

QUESTÃO CERTA: Em uma estrutura matricial forte, a equipe administrativa de gerenciamento de projetos permanece dedicada em tempo integral.

QUESTÃO CERTA: Essa organização reconhece a necessidade de um gerente de projetos, mas não fornece a ele autoridade total sobre o projeto e sobre seu financiamento. Essa organização é denominada: matricial forte.

QUESTÃO CERTA: Considere o modelo proposto pelo PMI (Project Management Institute) para o gerenciamento de projetos e o organograma abaixo (as caixas em cinza representam equipes envolvidas em atividades de projeto): Matricial Forte. 

Matricial Fraca – Os gerentes funcionais têm todo o poder dentro da estrutura. Os gerentes de projeto não passam de coordenadores ou executores de projetos, com responsabilidade parcial.

Matricial Forte – Nessa modalidade, o equilíbrio de poder fica por conta dos gerentes de projeto. Eles podem convencer os gerentes funcionais a renunciar a seus melhores recursos em favor dos projetos.

Matricial balanceada – O poder é equilibrado entre os gerentes de projeto e os funcionais, sendo que cada gerente é responsável pela sua parte do projeto ou da organização. Os funcionários são designados para os projetos conforme as necessidades existentes e não segundo a força ou debilidade da posição do gerente.

QUESTÃO CERTA: O nível de autoridade que um gerente vai usufruir é determinado pela estrutura organizacional. Neste contexto, observe a figura abaixo, que ilustra um dos tipos de organograma utilizados como estrutura organizacional.

• Uma das características da estrutura acima está no fato do equilíbrio de poder ficar por conta dos gerentes de projeto.

• Eles podem convencer os gerentes funcionais a renunciar a seus melhores recursos em favor dos projetos.

Esse tipo de estrutura organizacional é denominada: matricial forte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui