Última Atualização 15 de janeiro de 2021
Tratando da gestão de conflitos, achamos interessante falar sobre algumas denominações trazidas por Ernesto Artur Berg.
1 Competição
É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o uso do poder. Ao competir o indivíduo procura atingir os seus próprios interesses em detrimento dos interesses da outra pessoa.
2 Acomodação
É uma atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, o oposto de competir. Ao acomodar a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses da outra parte. A acomodação é identificada por um comportamento generoso, altruísta, dócil à vontade da outra pessoa ou, então, abrindo mão de seu ponto de vista a favor do outro.
3 Afastamento
É uma atitude inassertiva e não cooperativa. Ao afastar-se a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses, nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo coloca-se diplomaticamente à margem do conflito.
4 Acordo
É uma posição intermediária entre assertividade e cooperação. O indivíduo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados. Ele abre mão de alguma coisa, desde que em contrapartida receba algo em troca que seja de seu interesse.
5 Colaboração
É uma atitude tanto assertiva quanto cooperativa. Ao colaborar o indivíduo procura trabalhar com a outra pessoa tendo em vista encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes. Significa aprofundar o assunto para identificar as necessidades e interesses dos dois lados e encontrar uma solução satisfatória para todos os envolvidos.
Compilado – Texto extraído e condensado do livro “Administração de Conflitos”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.
Uma questão da AOCP (2016):
QUESTÃO CERTA: No planejamento e gestão estratégicos, as empresas podem equacionar o problema da responsabilidade social a partir de quatro estratégias de receptividade social. Qual é a estratégia na qual a empresa aceita a responsabilidade por um problema e faz tudo aquilo que a sociedade espera para solucioná-lo? Estratégia de acomodação.