Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A declaração e a exclusão do escopo objetivam alinhar as expectativas das partes interessadas no projeto.
Parte superior do formulário
O grau e o nível de detalhe no qual a declaração do escopo do projeto define o trabalho que será executado e o que será excluído pode ajudar a determinar a capacidade da equipe de gerenciamento do projeto de controlar o escopo geral do mesmo.
A especificação detalhada do escopo do projeto inclui, seja diretamente ou por referência a outros documentos, o seguinte:
Descrição do escopo do produto. Elabora progressivamente as características do produto, serviço ou resultado descritos no termo de abertura do projeto e na documentação dos requisitos.
Critérios de aceitação. Um conjunto de condições a serem satisfeitas antes da aceitação das entregas.
Entrega. Qualquer produto, resultado ou capacidade para realizar um serviço único e verificável e cuja execução é exigida para concluir um processo, uma fase ou um projeto. As entregas também incluem os resultados auxiliares, tais como relatórios e documentação de gerenciamento do projeto.
Essas entregas podem ser descritas em nível conciso ou em grande detalhe.
Exclusão do projeto. Identifica de modo geral o que é excluído do projeto. Declarar explicitamente o que está fora do escopo do projeto ajuda no gerenciamento das expectativas das partes interessadas.
Restrições. Um fator limitador que afeta a execução de um projeto ou processo. As restrições identificadas com a declaração do escopo do projeto listam e descrevem as restrições ou limitações internas e externas específicas associadas com o escopo do projeto que afetam a execução do
mesmo como, por exemplo, um orçamento pré-definido ou quaisquer datas impostas ou marcos do cronograma comunicados pelo cliente ou pela organização executora. Quando um projeto é feito sob contrato, as cláusulas contratuais geralmente serão restrições. Informações sobre as restrições
podem ser listadas na declaração do escopo do projeto ou em um registro separado.
Premissas. Um fator do processo de planejamento considerado verdadeiro, real ou certo, desprovido de prova ou demonstração. Também descreve o impacto potencial desses fatores se forem comprovados como falsos. As equipes de projetos frequentemente identificam, documentam e
validam as premissas como parte do seu processo de planejamento. Informações sobre as premissas podem ser listadas na declaração do escopo do projeto ou em um registro separado.
OU seja, a declaração não é a exclusão do projeto, mas contém esta informação.
QUESTÃO CERTA: As áreas do gerenciamento de projetos descrevem o gerenciamento em termos de seus processos componentes. Assim, a área que engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido para concluí-lo de maneira bem-sucedida é o gerenciamento de: escopo.
QUESTÃO CERTA: Definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. A preparação detalhada da declaração do escopo é crítica para o sucesso e baseia – se nas entregas principais, premissas e restrições que são documentadas durante a iniciação do projeto. Durante o planejamento, o escopo é definido e descrito com maior especificidade, conforme as informações a respeito do projeto são conhecidas.
QUESTÃO ERRADA: O dicionário da estrutura analítica do projeto inclui descrição do escopo, entregas e critérios de aceitação do projeto.
O erro da questão está em dizer que no dicionário da EAP inclui ENTREGAS, que é de responsabilidade da Especificação do escopo do projeto.
QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que indica apenas atividades imprescindíveis para a definição do escopo em um projeto: Levantar requisitos e criar uma EAP.
QUESTÃO CERTA: Na área de conhecimento em gerenciamento do escopo do projeto do PMBOK 4ª edição, no grupo de processos de planejamento, além de definir o escopo do projeto existem ainda os processos de: coletar requisitos e criar a EAP.