Eliminação dos riscos de auditoria

0
129

QUESTÃO ERRADA: Julgue os próximos itens, relativos às orientações do Manual de Auditoria do TCDF e às definições de amostragem estatística em auditoria. Aplicando o devido zelo profissional, a equipe de auditoria elimina certamente a margem de erro própria dos trabalhos realizados por amostragem ou outros sistemas de testes equivalentes.

Não elimina e não há como eliminar. Porém, diminuem o risco da auditoria.

Os auditores internos devem aplicar cuidados e habilidades esperados de um profissional razoavelmente prudente e competente. Zelo profissional devido não implica infalibilidade.

QUESTÃO ERRADA: O objetivo do aperfeiçoamento do sistema de controles internos das entidades é eliminar de vez os riscos operacionais.

Nem o melhor controle interno conseguiria eliminar de vez os riscos operacionais.

Há limitações ao controle interno, como eventos externos, conluio de funcionários, dentre outros, o que impossibilita que esse controle dê uma garantia absoluta ou total para a empresa.

GABARITO: Errada!

QUESTÃO ERRADA: As vantagens do controle prévio, ou pré-auditoria, incluem a possibilidade de impedir que prejuízos ocorram e de gerar pequeno volume de trabalho.

Palavras como impedir e eliminar (como em ‘eliminar incertezas’) em auditoria, normalmente, tornam a alternativa incorreta.