Eficiência e Eficácia na Auditoria

0
444

QUESTÃO CERTA: A eficiência da auditoria na definição e utilização da amostra pode ser melhorada se o auditor: estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares.

Com o uso da Estratificação o auditor consegue reduzir o tamanho da amostra sem aumentar o risco de amostragem e, dessa forma, melhor sua eficiência.

QUESTÃO CERTA: Considere que uma carteira de clientes de uma instituição financeira seja composta pelas classes ouro, prata, cobre e lata. Para que a auditoria realizada nessa instituição possa avaliar a gestão de riscos dos financiamentos concedidos, é mais adequado empregar a amostragem estratificada em função das classes de clientes, o que terá maior probabilidade de aumentar a eficiência do trabalho, desde que as subpopulações sejam distintas e cada classe possua características similares.

Advertisement


Estratificação

1.  A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.

Carteira de clientes: População com característica similar.

Ouro, prata, cobre e lata: subpopulações diferentes.

Fonte: NBC TA 530, Apêndice 1

QUESTÃO CERTA: A redução do tamanho da amostra não implica necessariamente aumento do risco de amostragem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui