Última Atualização 30 de março de 2021
Você sabe a diferença entre vencimento, remuneração e subsídio? Se não sabe, vamos aprender para não errar na prova.
Vencimento é o que se ganha pelo trabalho rotineiro efetuado (desprovido de quaisquer atribuições adicionais e rendas complementares).
A remuneração, por outro lado, é a soma do vencimento mais outros dinheiros a que o servidor público tem direito (como dada gratificação). Assim, na remuneração, ele poderá receber outros dinheiros que complementarão a sua renda. A soma do vencimento com os valores adicionais ou complementares é dita remuneração.
Subsídio é uma forma de pagar o servidor pelo seu trabalho e que tem como principal caraterística a impossibilidade de ele (o servidor) receber quaisquer outros valores complementares, além daquele referente ao seu vencimento.
Vencimento ou remuneração são temos usados para o servidor submetido ao regime jurídico estatutário e salário para o funcionário cujo trabalho é regido pela CLT.
CEBRASPE (2008):
QUESTÃO CERTA: Vencimento ou remuneração é a modalidade remuneratória dos servidores submetidos a regime jurídico estatutário, enquanto que salário é a contraprestação pecuniária paga aos empregados públicos, regidos pela CLT.
ESAF (2012):
QUESTÃO ERRADA: O vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público, acrescida das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
Trocaram os conceitos. Remuneração é que engloba vantagens pecuniárias (vantagens monetárias como gratificações).
ESSAF (2012):
QUESTÃO CERTA: Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.