Diferença Entre Centralização e Descentralização

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Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

Aqui, no Caderno de prova, você encontra dicas em que falamos sobre a diferença entre a centralização e descentralização no âmbito da Administração Pública – mais especificamente quanto ao Direito Administrativo. Aqui, contudo, vamos falar sobre a diferença entre centralização e descentralização no âmbito da Administração.

O professor Maximiano explica o seguinte:

Uma organização em que a autoridade está concentrada em uma pessoa, ou em poucas pessoas, é uma organização centralizada. Uma organização na situação oposta, em que o poder de decisão está distribuído, é descentralizada. A autoridade é descentralizada por meio do processo de delegação.

Por meio da delegação, os ocupantes de determinados cargos transferem parte de suas atribuições e sua autoridade para os ocupantes de outros cargos. A delegação pode alcançar apenas tarefas específicas ou um grupo de tarefas.

A delegação é parte integrante do processo de divisão do trabalho. Sempre que uma tarefa passa por um processo de divisão, alguém fica responsável pela execução de certas tarefas. Quando as tarefas são acompanhadas pelo poder para tomar decisões, a autoridade foi delegada.

Centralização ou Descentralização?

Tanto a centralização quanto a descentralização apresentam vantagens e desvantagens. A centralização produz uniformidade e controle. A descentralização estimula a autonomia e possibilita melhor aproveitamento do potencial das pessoas.

VANTAGENS:

ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA

1) Uniformidade de procedimentos;
2) Facilidade de controle;
3) Rapidez na comunicação vertical;
4) Acesso rápido à informação;
5) Reduzida duplicação de esforços.

ORGANIZAÇÃO DESCENTRALIZADA
1) Gerentes autônomos e responsáveis por suas decisões;
2) Facilidade de avaliar gerentes;
3) Competição positiva entre unidades;
4) Criatividade na busca de soluções;
5) Agilidade na tomada de decisões.

DESVANTAGENS:

ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA
1) Dependência da hierarquia para tomar decisões;
2) Uniformidade impede competição;

3) Dependência da hierarquia para avaliar gerentes;

4) Desestímulo à criatividade;

5) Ineficiência no uso de recursos.

ORGANIZAÇÃO DESCENTRALIZADA

1) Perda de uniformidade;

2) Tendência ao desperdício e duplicação;

3) Comunicação dispersa;

4) Dificuldade de localizar responsáveis;

5) Dificuldade de controle e avaliação.

Vejamos algumas questões sobre esse assunto:

QUESTÃO CERTA: Uma das desvantagens da adoção de uma estrutura descentralizada é a possibilidade de aproveitamento inadequado dos especialistas da organização.

DESCENTRALIZAÇÃO significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho que está sendo executado é tomada pelos que o executam, ou com sua participação. A autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos. A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor uso dos recursos humanos.

▸Vantagens – Maior agilidade e flexibilidade nas decisões, mais adaptadas aos fatos locais; maior motivação, autonomia e disponibilidade dos líderes; maior facilidade do controle do desempenho de unidades e gerentes.

▸Desvantagens – Perda de uniformidade das decisões, com maiores desperdícios e duplicação de recursos; canais de comunicação mais dispersos; dificuldade de encontrar responsáveis e controlar o desempenho da organização; não aproveitamento dos especialistas.

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QUESTÃO CERTA: Uma importante decisão a ser tomada no processo de organização diz respeito ao grau de centralização e descentralização de autoridade, sendo que tanto uma quanto a outra apresentam vantagens e desvantagens. Uniformidade e controle, por exemplo, são aspectos considerados como: vantagens da organização centralizada.

QUESTÃO ERRADA: Em relação às categorias de processos, os processos de integração organizacional são, via de regra, descentralizados ao longo da organização, visando à sua maior coordenação.

Maior coordenação = centralização. Além disso, foi falando ‘integração’, logo, bate de frente com a ideia de descentralização.

QUESTÃO ERRADA: Uma desvantagem da centralização das atividades de uma organização em um só departamento é o aumento dos custos operacionais dessa organização.

Na verdade, a centralização REDUZ os custos operacionais. Com a descentralização temos mais pessoas atuando e efetuando procedimentos que implicam em maiores custos operacionais.

QUESTÃO ERRADA: Na forma de gestão centralizada, delega-se às equipes a autonomia para desenvolver novos projetos e métodos de trabalho, formular políticas de pessoal e sugerir novas diretrizes para a organização.

Quem passa o olho correndo nessa questão, erra feio. O correto seria dizer gestão descentralizada.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Em um órgão público, as decisões são concentradas nos níveis mais altos da hierarquia. A direção do órgão gostaria de promover a descentralização das decisões como forma de incentivar a autonomia e a responsabilização dos gerentes. No entanto, a centralização das decisões apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como: gera decisões mais consistentes com os objetivos globais da organização.