Diferença Entre Análise Vertical e Análise Horizontal

0
157

Você sabe a diferença entre análise vertical e análise horizontal? Preparemos uma lista com diversas questões sobre essa temática para que você possa, de uma vez por todas, compreender esse tema.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: Uma empresa constatou uma expansão de 5% em suas vendas, com incremento de 12% em seu lucro líquido. Nessa situação, para realizar essa análise, foi empregado o método de análise vertical.

Análise Horizontal: também chamada de análise de evolução ou histórica. Por meio desta análise identifica-se a evolução ou desempenho dos diversos grupos de contas ou contas que compõem as demonstrações analisadas. 

Análise Vertical: consiste no estudo e comparações de contas e subgrupos dentro da própria demonstração analisada. Identifica-se o percentual de participação de cada item da Demonstração em relação a um grupo ou ao todo dentro de um período específico.

No caso da questão, há uma análise da evolução das vendas e do lucro, entre um período e outro. Trata-se, portanto, de uma análise do tipo horizontal.

Fonte: Contabilidade de Custos e Análise de Demonstrações Contábeis – Velter e Missagia

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Leia o fragmento a seguir: A análise __________________ do(a) ______________ mostra a composição percentual dos tipos de aplicações e as origens de recursos que compõem o patrimônio da entidade, enquanto a análise ______________________ mostra o comportamento de cada item das demonstrações contábeis em dois ou mais períodos. Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima: vertical – balanço patrimonial – horizontal.

Quadrix (2021):

QUESTÃO CERTA: Em análise de balanços, as principais técnicas utilizadas podem ser resumidas em uma tríade de aplicação, a saber: análise horizontal; análise vertical; e análise por indicadores financeiros. As análises vertical e horizontal também podem ser aplicadas em diversos demonstrativos financeiros de uma instituição, tais como: balanço patrimonial; demonstrativo de resultados do exercício; e fluxo de caixa. Dessa forma, é possível ter uma ideia mais clara do real cenário da empresa e tomar as melhores decisões gerenciais. Essas análises são complementares e devem ser aplicadas em conjunto. Além disso, é fundamental se explorar ao máximo o que podem trazer de informação. No que se refere à análise horizontal, é correto afirmar que sua principal finalidade é verificar: a evolução dos elementos que formam as demonstrações contábeis ao longo do tempo.

Banca própria Unifil (2020):

QUESTÃO CERTA: A análise vertical é um relatório, cuja análise se dá por contas diferentes, porém de um mesmo período.

Banca própria Unifil (2020):

QUESTÃO CERTA: O objetivo da análise horizontal é analisar o crescimento negativo ou positivo das demonstrações financeiras de um período para o outro.

Banca própria Unifil (2020):

QUESTÃO CERTA: O objetivo da análise vertical é demonstrar a comparação entre ramos da própria empresa em um período analisado.

CETRO (2006):

QUESTÃO CERTA: Dentre as principais técnicas de análise de balanços, assinale a alternativa que identifica a análise por meio da qual se faz a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes períodos, constituindo um processo de análise temporal que é desenvolvida por meio de números índices: Análise horizontal.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: Considerando as informações do balanço patrimonial de determinada empresa apresentadas acima e relativas aos dois últimos exercícios sociais, julgue o item que segue.

Com os dados da empresa considerada, é possível fazer uma análise horizontal visando à análise da tendência de cada valor contábil.

Sim, é possível. A análise horizontal serve justamente para comparações ao longo do tempo, possibilitando encontrar índices, proporções e tendências.

CEBRASPE (2006)

QUESTÃO CERTA: A técnica de análise vertical visa, entre outras coisas, propiciar a relevância do item analisado em relação ao todo. Essa técnica pode ser utilizada para analisar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado.

Crescer Consultorias (2017):

QUESTÃO CERTA: Sobre os processos e métodos de Análise das Demonstrações Contábeis, marque nas alternativas abaixo, aquela que completamente corretamente o enunciado a seguir: _______________________ é o processo desenvolvido tem a finalidade de calcular a variação de um ou mais elementos em determinados períodos, buscando estabelecer tendências, se houve crescimento real ou não desse elemento, como por exemplo, as vendas do exercício cresceram, em termos reais, X% em relação ao ano anterior: Análise Horizontal.

Fundatec (2016):

QUESTÃO CERTA: A análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pela empresa, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futuras. A ________________ identifica a evolução dos diversos elementos patrimoniais e de resultados ao longo de determinado período de tempo. A ________________ permite conhecer a estrutura financeira e econômica da empresa, ou seja, a participação relativa de cada elemento patrimonial e de resultados. ________________ permitem relacionar elementos afins das demonstrações contábeis de forma à melhor extrair conclusões sobre a situação da empresa. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima: Análise Horizontal – Análise Vertical – Indicadores Econômico-financeiros.

Advertisement

COPESE-UFPI (2020):

QUESTÃO CERTA: A análise horizontal se baseia na evolução dos saldos das contas ao longo dos anos. A comparação ocorre entre os mesmos elementos patrimoniais, porém em exercícios diferentes.

FUNDATEC (2018):

QUESTÃO CERTA: Em sentido específico, os objetivos da Análise Vertical e Horizontal conjuntamente são: Indicar a estrutura do Ativo e do Passivo, bem como suas modificações.

FAPIPA (2019):

-“Esta análise evidencia o crescimento ou a redução dos valores ao longo dos exercícios, permitindo uma ideia da tendência futura.” – “Esta análise tem como objetivo mostrar cada conta em comparação à demonstração financeira a que pertence, comparando com padrões do ramo ou percentuais da própria empresa no período analisado. Na última linha desta, encontra-se o valor restante. Se for positivo, significa que a empresa ganhou mais do que gastou e, portanto, está dando lucro.” Os trechos apresentados referem-se a quais tipos de análise, respectivamente: Análise horizontal; Análise vertical.

IDACAP (2019):

QUESTÃO CERTA: Análise os procedimentos a seguir:

I- Análises do peso de cada conta nas demonstrações;

II- O percentual de cada conta mostra sua real importância no conjunto;

III- No Balanço Patrimonial: Calcula-se o percentual de cada conta em relação ao total do Ativo;

IV- Na DRE: Calcula-se o percentual de cada conta em relação às vendas líquidas.

Os itens acima apresentam procedimentos da: Análise Vertical.

IBADE (2020):

QUESTÃO CERTA: Determinada análise efetuada no balanço patrimonial e na demonstração de resultados tem por objetivo avaliar a relação entre as contas de uma única demonstração contábil. O tipo de análise a ser aplicada é denominada: vertical.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: A aplicação conjunta das análises horizontal e vertical permite ao analista concluir que variações percentuais elevadas nos valores de determinadas rubricas contábeis ao longo de certo período de tempo podem não ser impactantes para o processo de análise, dada a irrelevância das participações percentuais de tais rubricas no patrimônio da entidade analisada.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: A análise da demonstração do resultado do exercício (DRE)pode ser realizada de forma horizontal, com base na evolução histórica de uma conta ou grupo de contas, ou deforma vertical, a partir da comparação entre contas dedeterminado exercício contábil.

Análise vertical

Uma análise vertical é utilizada para que o gestor compreenda o percentual atrelado a cada conta de custo ou despesas quando equiparado à receita bruta. Assim, ele poderá examinar essas porcentagens, verificando se a estabilidade desses números está acontecendo como o esperado. 

Se essa análise identificar uma negativa, será possível identificar quais pontos estão trazendo prejuízos. Deste modo, o gestor conseguirá ajustar os pontos que estão impactando negativamente as finanças da empresa. 

Análise horizontal 

A análise horizontal auxilia na identificação da proporção existente entre crescimento e redução de métricas como receitas da empresa e despesas. Em outras palavras, essa ferramenta verifica variações nas contas durante determinado período.

Nessa forma de análise, o gestor pode realizar comparativos entre os meses, verificando pontos que deram certo ou errado em cada período. Com essas informações em mãos, o monitoramento da produtividade e rentabilidade da instituição torna-se mais claro e fluido. 

Fonte: < https://www.segatocontabilidade.com.br/como-analisar-a-dre>