Definição de amostra, tamanho e seleção

0
557

O tema amostragem parece não ter fim. Ao menos uma coisa serve de alento: o tópico não é complexo. A seguir, vamos estudar sobre definição de amostra, tamanho e seleção dos itens para teste. Para começar, vejamos o que determina a norma NBC TA 530:

Requisitos – Definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste

6. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra (ver itens A4 a A9).

7. O auditor deve determinar o tamanho de amostra suficiente para reduzir o risco de amostragem a um nível mínimo aceitável (ver itens A10 e A11).

8. O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada (ver itens A12 e A13).

Veja uma questão da CEBRASPE que trata desse último item:

QUESTÃO CERTA: Cada unidade da população deve ter a mesma chance de ser selecionada para a amostra.

Viu como é importante memorizar esses requisitos? Veja outra questão (também da CESPE) em que era preciso saber os requisitos para saber o que não era:

QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC TA 530, que trata da amostragem em auditoria, assinale a alternativa que não se caracteriza como um requisito para a definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste: Investigar a natureza e a causa de quaisquer desvios ou distorções identificados e avaliar o possível efeito causado por eles.

Tá vendo o motivo de ser importante ter esse tópico mastigado na cabeça?

Veja uma bateria de questões da CEBRASPE sobre esse assunto:

QUESTÃO CERTA: Nos trabalhos de auditoria, o método da amostragem é aplicado como forma de viabilizar a realização de ações de controle em situações onde o objeto-alvo da ação se apresenta em grandes quantidades e/ou se apresenta de forma muito pulverizada. Acerca da aplicação do método de amostragem em auditoria, assinale a opção correta: Entre os aspectos a serem considerados estão o tamanho da amostra e a população-objeto da amostra.

Advertisement

QUESTÃO CERTA:  Ao planejar e determinar a amostra de auditoria, o auditor deve levar em consideração, principalmente, os seguintes aspectos: os objetivos específicos da auditoria, o tamanho da amostra e  o risco da amostragem.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC TA 530, ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar, entre outros aspectos: As características da população da qual será retirada a amostra.

QUESTÃO CERTA: Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra.

QUESTÃO CERTA: O nível do risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar dos resultados afeta o tamanho da amostra.

QUESTÃO CERTA: A amostragem de auditoria permite que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria em relação a algumas características dos itens selecionados de modo a concluir ou ajudar a concluir sobre a população da qual a amostra é retirada. 

QUESTÃO CERTA: Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicos a serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devem alcançar esses fins.

QUESTÃO CERTA: O tamanho da amostra a ser determinada pelo auditor deve considerar o risco de amostragem, bem como os erros toleráveis e os esperados.

QUESTÃO CERTA: Em relação à utilização de amostragem na auditoria, é correto afirmar: O tamanho da amostra a ser determinada pelo auditor deve considerar o risco de amostragem, bem como os erros toleráveis e os esperados.

QUESTÃO CERTA: O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada.

Então, é isso. Espero que essa dica lhe tenha ajudado de alguma forma. Curtiu? Quer falar algo? Comente abaixo!