Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Ao longo da curva de preço-consumo, a renda nominal permanece constante.
Deslocamento ao longo da curva: variação no preço ou quantidade;
Deslocamento da curva: variação nas variáveis externas (preferências, renda etc.).
QUESTÃO CERTA: A curva de demanda por determinada mercadoria comprada a preço de mercado, mantendo-se constantes a renda e os preços nominais das demais mercadorias, está relacionada às quantidades de equilíbrio dessa mercadoria.
O preço de equilíbrio: É aquele com o qual a quantidade procurada é precisamente igual á quantidade oferecida.
As quantidades de equilíbrio a que se referem o examinador são aquelas buscadas no gráfico da teoria do consumidor (e não as quantidades de equilíbrio buscadas no gráfico da demanda e da oferta).
Assim, de fato, se mantivermos o preço de outros bens e a renda constantes, a mudança do preço de um bem X fará com que a curva de demanda derivada do gráfico da teoria do consumidor seja oriunda de várias quantidades de equilíbrio dessa mercadoria (a partir de mudanças de preço).
“A curva de demanda por determinada mercadoria comprada a preço de mercado.” Significa que estamos falando da concorrência perfeita, em que ofertantes e demandantes são tomadores de preço e não formadores de preço. Ou seja, o preço é determinado pelo mercado em consonância com as quantidades demandadas e ofertadas.
“Mantendo-se constantes a renda e os preços nominais das demais mercadorias.” Imagino que aqui a questão aborda o princípio ceteris paribus (tudo o mais constante) para mostrar que não há influência da elasticidade, nem a preço da demanda e nem a renda da demanda.
“Ao preço de equilíbrio, a quantidade do bem que os compradores desejam e podem comprar é exatamente igual à quantidade que os vendedores desejam e podem vender […] A este preço, todo o mercado foi atendido[…]”. (MANKIW, 2001, p. 80).