Crítica às relações humanas

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QUESTÃO CERTA: A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está: seu caráter ideológico e manipulador, a favor da administração da empresa; 

QUESTÃO CERTA: O movimento das relações humanas apresenta uma concepção ingênua e romântica do operário, na medida em que concebe o conflito como passível de ser evitado, por meio da harmonia, via compreensão.

QUESTÃO CERTA: Oposição radical à escola clássica, visão simplista dos conflitos e enfoque manipulativo são as principais críticas à abordagem humanística das organizações.

Pode até parecer que os autores da Escola das Relações Humanas tenham se preocupado com o bem estar e com a felicidade dos trabalhadores, esquecendo-se de que essa preocupação não é a função principal da empresa, que é a de produzir bens e gerar lucros. No fundo, a Escola das Relações Humanas e, principalmente, Mayo e seus colaboradores favoreciam decisivamente a Administração, talvez porque a Experiência de Hawthorne tenha sido patrocinada pela Western Electric.

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Essa teoria tem sido criticada pelo fato de desenvolver uma sutil estratégia manipulativa de enganar os operários e fazê-los trabalhar mais e exigir menos. Essa estratégia manipulativa visava modificar o comportamento do empregado a favor dos objetivos da Administração.

Apesar disso, também existiram várias críticas à Teoria das Relações Humanas, sendo as principais:
O campo experimental utilizado foi muito limitado, focado apenas na produção industrial. Além disso, a própria experiência de Hawthorne foi excessivamente limitada para se tirar conclusões gerais.

O grande foco da Teoria estava na manipulação das relações humanas, o que, quando percebido, pode gerar problemas de relacionamento entre os empregados e a organização.

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