Critérios

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QUESTÃO CERTA: A competência interpessoal é a habilidade de lidar com outras pessoas de forma adequada à necessidade de cada uma delas e às exigências da situação. É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de acordo com três critérios.

  • Habilidade de realmente resolver os problemas de modo que não haja regressões.

  • Soluções alcançadas de forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente.

  • Percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação.

Papéis dos executivos, segundo Mintzberg

Os papéis gerenciais fazem parte do comportamento e das atividades desempenhadas pelos gerentes em uma organização. Para executar bem esses papéis, é necessário ter bom relacionamento interpessoal (colegas do mesmo nível de trabalho, com os superiores etc.) dentro e fora da empresa (clientes, fornecedores, executivos etc.).

Os executivos desempenham dez papéis diferentes, altamente interligados, ou conjuntos de comportamentos atribuíveis às suas funções. Esses papéis podem ser agrupados de acordo com suas características básicas relativas aos relacionamentos interpessoais, à transferência de informações ou à tomada de decisões.

Esses papéis não são facilmente destacados por constituir o comportamento dos indivíduos que desempenham ora um, ora outro desses papéis. Eles fazem parte, portanto, do comportamento dos administradores no desempenho de suas funções administrativas. Entretanto, apesar de fazerem parte do comportamento administrativo, nem todos os gerentes dedicam igual atenção a cada um deles. Dependendo da área funcional na qual atuam, seus comportamentos serão influenciados mais por uns papéis do que por outros. (PEREIRA, 2004)

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• Papéis de relacionamento interpessoal: todo executivo precisa realizar tarefas de natureza cerimonial e simbólica. Quando o diretor de uma faculdade entrega os diplomas aos formandos na colação de grau ou quando um gerente de produção conduz um grupo de estudantes secundaristas em uma visita à fábrica, eles estão desempenhando o papel de figura de proa. Todos os executivos desempenham papel de liderança. O terceiro papel desempenhado na área de relacionamento interpessoal é o de ligação. De acordo com Pereira (2004), esse papel envolve as obrigações que demandam o desempenho de papéis interpessoais que podem, ocasionalmente, transformar-se em rotina, envolvendo uma série de comunicações e não significando importantes decisões a serem tomadas. Entretanto, são importantes para o bom funcionamento da organização e não podem ser ignoradas. Os papéis interpessoais podem fazer do administrador um símbolo, um líder ou apenas um elemento de ligação entre os subordinados, internamente, e com as demais organizações, externamente.

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