Critérios de seleção, objeto e fiscalização

0
124

QUESTÃO CERTA: O padrão de desempenho usado para medir a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade do objeto de auditoria e determinar se o objeto auditado atinge, excede ou está aquém do desempenho esperado, podendo ser definido de forma quantitativa ou qualitativa na fase de planejamento e da comparação entre o padrão e a situação existente são gerados os achados de auditoria. O padrão é conhecido na auditoria governamental como: critérios de auditoria.

Especificação dos critérios de auditoria

93 Ainda na fase de planejamento, a equipe deve definir os critérios de auditoria, que são padrões de desempenho utilizados para medir a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade do objeto de auditoria. Representam o estado ideal ou desejável daquilo que se examina e oferecem o contexto para se avaliar as evidências e compreender os achados, conclusões e recomendações da auditoria. Da comparação entre o critério e a situação existente (condição) são gerados os achados de auditoria. Portanto, critério representa a expectativa razoável e fundamentada do que “deveria ser”, as melhores práticas e benchmarks contra os quais o desempenho é comparado ou avaliado (ISSAI 3000/Apêndice 2, 2004; GAO, 2007).

Advertisement

Fonte: Manual de auditoria operacional / Tribunal de Contas da União. — 3.ed. – Brasília: TCU, Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo (Seprog), 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui