Criação de Cargos é Por Lei

0
137

Não há como ir para uma prova sem memorizar isso: a criação de cargos é por lei (e somente). Se alguém falar em criação de cargo público via decreto, pode arregalar os olhos. Está pensando que esse assunto não é muito cobrado em concurso público? Veja as questões abaixo.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: A lei é indispensável para a criação de cargos, funções e empregos públicos nas administrações direta, autárquica e fundacional do estado.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: Divulgado o resultado final de um concurso público para o preenchimento de vagas em cargo público de natureza civil, da administração direta federal, os aprovados foram nomeados. Considerando essa situação hipotética e a legislação pertinente, julgue o item a seguir. O cargo público em questão poderia ter sido criado por lei ou por decreto do presidente da República.

Advertisement

Criação de Cargo somente por LEI.

Atenção: cargo na Câmara ou Senado exige apenas RESOLUÇÃO-ato próprio.

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

VI – Dispor, mediante decreto, sobre:

(…)

b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: Os cargos públicos dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário são criados por lei, e os dos órgãos do Poder Executivo, por decreto de iniciativa do presidente da República.

Do executivo também é por lei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui