COSO: segurança para os objetivos da entidade

1
176

QUESTÃO CERTA: De acordo com o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), o sistema de controle interno das organizações deve seguir determinadas regras e obedecer a certos requisitos, delimitados por uma estrutura integrada. A respeito desse assunto, assinale a opção correta: O COSO, por meio da estrutura de controle interno, busca viabilizar um grau razoável de segurança para os objetivos da entidade.

As recomendações do COSO são tidas como referência para Controles Internos. Por controle interno, o COSO entende como sendo todo processo conduzido pela diretoria, conselheiros, ou outros empregados de uma companhia, no intuito de prover uma razoável garantia com relação ao cumprimento das metas de organização.

É o que se busca no final: controle interno quer reduzir riscos das atividades para auxiliar a empresa a atingir seus objetivos. Veja:

Controle Interno, segundo COSO, é um componente do processo de gestão que visa assegurar o atingimento dos objetivos da entidade, de maneira correta e tempestiva, com a mínima utilização de recursos.

QUESTÃO CERTA: Para o COSO, uma das situações capazes de impedir que o controle interno proporcione segurança absoluta à organização é a limitação resultante de adequação dos objetivos estabelecidos como condição prévia ao controle interno.

Nenhum controle interno, por melhor que seja, consegue garantir totalmente que os objetivos organizacionais sejam alcançados, porque há limitações como conluio de funcionários, negligência, eventos externos, dentre outros. Portanto, controles internos só conseguem garantir uma segurança razoável. Um dos motivos que fazem com que os controles não sejam totalmente eficientes reside justamente no fato de que os objetivos são estabelecidos antes d os controles, e por isso, estes podem não ser suficientes para atender a objetivos superestimados.

Advertisement

Segundo o COSO I:

A Estrutura reconhece que, embora o controle interno proporcione segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade, existem limitações.

O controle interno não é capaz de evitar julgamentos errôneos ou más decisões, ou ainda eventos externos que impeçam a organização de atingir suas metas operacionais. Em outras palavras, até mesmo um sistema eficaz de controle interno pode apresentar falhas. As limitações podem ser resultado de:

 adequação dos objetivos estabelecidos como uma condição prévia ao controle interno; 

• realidade de que o julgamento humano na tomada de decisões pode ser falho e tendencioso;

• falhas que podem ocorrer devido a erros humanos, como enganos simples;

• capacidade da administração de sobrepassar o controle interno;

• capacidade da administração, outros funcionários e/ou terceiros transpassarem os controles por meio de conluio entre as partes; e

• eventos externos fora do controle da organização.


Essas limitações impedem que a estrutura de governança e a administração tenha segurança absoluta da realização dos objetivos da entidade – isto é, o controle interno proporciona segurança razoável, mas não absoluta. Embora essas limitações sejam inerentes, a administração deve estar ciente delas ao selecionar, desenvolver e aplicar controles na organização para minimizar, dentro do possível, tais limitações.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui