COSO e Controle Interno

0
218

QUESTÃO ERRADA: Ao mencionar que os controles internos devem “avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União”, o inciso I do artigo constitucional em questão mostra-se contraditório com as características descritas pelo COSO ICIF 2013, em que o controle interno é planejado para assegurar tanto o alcance dos objetivos relacionados às operações, quanto a produção de relatórios e a adequação às normas.

Não se mostra contraditório… são convergentes.

QUESTÃO CERTA: Controle interno consiste no conjunto de processos desenhados para promover uma asseguração razoável quanto ao alcance dos objetivos relacionados a operações, relatórios financeiros e cumprimento das leis.

O controle interno é definido da seguinte forma: Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade.

QUESTÃO CERTA: O Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO, na sigla em inglês) apresentou, em 1992, um modelo amplamente aceito para o estabelecimento de controles internos denominado “Controle Interno – Estrutura Integrada” – aplicável a entidades de grande, médio e pequeno portes, com ou sem fins lucrativos, bem como ao setor público – , que ficou popularmente conhecido como COSO I. Segundo esse modelo, controle interno: é um processo conduzido pela estrutura de governança, pela administração e por pessoas da organização;

Segundo definição do COSO, Controle Interno é “o processo conduzido pela Diretoria, Conselhos ou outros empregados de uma companhia, no intuito de fornecer uma garantia razoável de que os objetivos da entidade estão sendo alcançados […]”

Advertisement

“Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros
profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à
realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade”.

Disponível em: http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/coso/COSO_ICIF_2013_Sumario_Executivo.pdf – p.6 – Controle Interno – Estrutura Integrada – COSO

QUESTÃO ERRADA: Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os itens subsecutivos. O termo controle interno significa, basicamente, a automação das rotinas operacionais da entidade. Por meio dessa automação é obtida a redução de custos, a redução da probabilidade de erros e o aprimoramento das atividades desenvolvidas.

Ela alterou o conceito do que seria “controle interno “, pois controle interno são ações tomadas pela Administração para aumentar a probabilidade de que as metas e os objetivos estabelecidos sejam atingidos, e não se resumem basicamente a rotinas padronizadas; ele é um processo dinâmico.