COSO e Conselho de Administração

0
121

QUESTÃO CERTA: Para que o ambiente interno seja eficaz, o conselho de administração deverá ser, no mínimo, composto em sua maioria por membros externos independentes.

COSO:

Membros de diretorias executivas poderão tornar-se membros eficazes do conselho de administração, ao oferecer seus conhecimentos profundos em benefício da organização. Porém, deverá existir um número suficiente de membros externos e independentes, não apenas para propiciar orientação, aconselhamento e instruções adequados, como também para atuar com controle e equilíbrio necessários para a administração. Para que o ambiente interno seja eficaz, o conselho de administração deverá ser, no mínimo, composto em sua maioria por membros externos independentes.

QUESTÃO ERRADA: Colegiados constituídos majoritariamente por membros externos à entidade prejudicam os trabalhos do conselho de administração e do comitê de auditoria, uma vez que membros externos são alheios à cultura da organização e interagem pouco com a entidade e seus empregados.

Membros de diretorias executivas poderão tornar-se membros eficazes do conselho de administração, ao oferecer seus conhecimentos profundos em benefício da organização. Porém, deverá existir um número suficiente de membros externos e independentes, não apenas para propiciar orientação, aconselhamento e instruções adequados, como também para atuar com controle e equilíbrio necessários para a administração. Para que o ambiente interno seja eficaz, o conselho de administração deverá ser, no mínimo, composto, em sua maioria, por membros externos independentes

Advertisement
. (Fonte: COSO ERM)


Membros do conselho de administração externos podem trazer independência para o colegiado bem como agregar experiências externas, mas, em contrapartida podem comprometer os trabalhos visto que não conhecem o dia-a-dia da empresa. Já para o comitê de auditoria, membros externos do conselho de administração é algo positivo, já que agrega independência e neutralidade, favorecendo o desenvolvimento dos trabalhos de auditoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui