COSO e Atividades de Monitoramento

1
1666

O tema deste artigo é COSO e Atividades de Monitoramento. Aqui, no Caderno de Prova, você encontra outros materiais em que tratamos do COSO.

Coso II

– Ambiente interno: gerenciamento de riscos, apetite ao risco, integridade, valores éticos

– Fixação de Objetivos: objetivos alinhados com a missão

– Identificação de Eventos: eventos internos e externos, riscos e oportunidades

– Avaliação de Riscos: probabilidade e o impactos dos eventos

– Resposta ao Risco: evitar, reduzir, compartilhar, aceitar

– Atividades de Controle: políticas e procedimentos eficazes

– Informação e Comunicação: comunicação eficaz e relevante

– Atividades de Monitoramento: atividades continuas ou avaliações independentes

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Julgue os itens seguintes, acerca dos componentes de controle interno, previstos na estrutura integrada do COSO. Verificar se as deficiências de performance ou de controle interno identificadas são tratadas de modo adequado e oportuno é uma das características do componente ‘avaliação de riscos’.

Essa é uma das características do componente MONITORAMENTO.

O monitoramento é a avaliação dos controles internos ao longo do tempo. Ele é o melhor indicador para saber se os controles internos estão sendo efetivos ou não, sendo sua função verificar se os controles internos são adequados e efetivos.

Ele é realizado tanto através do acompanhamento contínuo das atividades quanto por avaliações pontuais, tais como auto avaliação, revisões eventuais e auditoria interna.

FEPESE (2018):

QUESTÃO CERTA: De acordo com o Controle Interno do COSO – Framework Integrado, qual dos seguintes componentes é projetado para garantir que os controles internos continuem a operar efetivamente? Monitoramento.

ESAF (2012):

QUESTÃO CERTA: De acordo com o COSO, o gerenciamento de riscos corporativos é constituído de oito componentes interrelacionados. Um deles, realizado por meio de atividades gerenciais contínuas, avaliações independentes ou uma combinação desses dois procedimentos, cuida da integridade do processo de gerenciamento de riscos corporativos, provendo suas alterações, quando necessário. Trata-se da (o): Monitoramento.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: A Estrutura Integrada de Controle Interno proposta pelo Committee Of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) organiza o controle interno em cinco componentes. Quando uma entidade que organizou o seu controle interno a partir da estrutura do COSO realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno, está atendendo diretamente ao componente de: atividades de monitoramento.

Atividades de monitoramento: Utiliza-se para saber se os controles internos estão sendo efetivos ou não. As avaliações independentes, conduzidas periodicamente terão escopos e frequências diferentes, dependendo da avaliação do risco da eficácia das avaliações continuas e da administração. A função do monitoramento é verificar a efetivação e a adequação dos controles internos, em que o controle adequado são os cincos elementos do controle (ambiente, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação e atividades de monitoramento) presentes e funcionando conforme planejado.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: De acordo com o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), o controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade. O componente de controle interno em que se avaliam e se comunicam as deficiências no controle interno aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, é designado: atividades de monitoramento.

Advertisement

Os componentes do COSO I são:

  • Ambiente de controle
  • Avaliação de riscos;
  • Atividades de controle;
  • Informação e comunicação;
  • Monitoramento.

O componente de controle interno em que se avaliam e se comunicam as deficiências no controle interno aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, é designado MONITORAMENTO.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Nas atividades de monitoramento, a organização deve escolher e executar avaliações para averiguar se os componentes do controle externo estão em operação.

Nas atividades de monitoramento: A organização seleciona, desenvolve e realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Caso o dirigente da organização XYZ esteja em dúvida acerca do funcionamento adequado de sua estrutura de controles internos e pretenda adotar medidas que permitam que ele tenha em mãos uma avaliação a esse respeito, ele deverá optar pela adoção de medidas relacionadas ao componente atividades de controle.

Monitoramento é um processo que avalia a qualidade do desempenho dos controles internos ao longo do tempo. Envolve avaliação do desenho e da tempestividade de operação dos controles e a tomada de ações corretivas.

O monitoramento é obtido através de atividades rotineiras, avaliações específicas ou a combinação de ambas. A auditoria interna participa do componente de monitoração, avaliando diferentes partes dos controles internos de uma entidade e relatam fraquezas à administração, com recomendações para introdução de melhorias.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: A Estrutura Integrada de Controle Interno proposta pelo Committee Of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) organiza o controle interno em cinco componentes. Quando uma entidade que organizou o seu controle interno a partir da estrutura do COSO realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno, está atendendo diretamente ao componente de: atividades de monitoramento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui