COSO: Controle interno e segurança razoável

0
183

QUESTÃO ERRADA: O controle interno, por mais eficaz que seja, não proporciona à entidade segurança razoável para a obtenção de demonstrações contábeis plenas.

De acordo com o COSO I – Estrutura de Controles Internos temos que: ” Controles internos são um processo, conduzido pelo conselho de diretores, por todos os níveis de gerência e por outras pessoas da entidade, projetado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias: a) eficácia e eficiências das operações; b) confiabilidade de relatórios financeiros; c) cumprimento de leis e regulamentações aplicáveis.”


Não importa quão bem planejado ou executado esteja, o controle interno não pode dar segurança absoluta à gerência, em relação ao alcance dos objetivos gerais. Em vez disso, as diretrizes reconhecem que apenas um nível razoável de segurança pode ser alcançado. A segurança razoável equivale a um nível satisfatório de confiança sob certas condições de custos, benefícios e riscos.

Advertisement


Por tanto, o item está errado ao dizer que o controle interno não proporciona segurança razoável para a obtenção de demonstrações contábeis plenas. O que o controle interno não pode garantir é a segurança absoluta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui