Corrente de Clientes de Deming

0
437

QUESTÃO CERTA: William Deming, um dos principais teóricos da gestão da qualidade, formulou o conceito de corrente de clientes, segundo o qual cada estágio do processo é cliente do estágio anterior e, por sua vez, torna-se fornecedor do estágio seguinte.

Parte superior do formulário

CORRENTE DE CLIENTES – By Deming

 

O PRODUTOR QUE PLANTA TRIGO PARA VENDÊ-LO;

O CLIENTE DO TRIGO QUE O COMPRA PARA FAZER FARINHA;

O CLIENTE DA FARINHA QUE A COMPRA PARA FAZER PÃO;

O CLIENTE DO PÃO QUE O COMPRA PARA FAZER LANCHE;

O CLIENTE DO LANCHE QUE O COMPRA PARA SATISFAZER A GULA.

 

“Deming usou a representação de um sistema para introduzir a idéia da corrente de clientes – em cada estágio do processo, o estágio precedente é o fornecedor e o estágio seguinte é o cliente. Desse modo a corrente de clientes começa nos fornecedores de insumos e termina no cliente que é quem paga a conta e sustenta a empresa.”

Advertisement

A meu ver a corrente de clientes nada mais é do que o cliclo PDCA (também criado por Deming), em que cada etapa é alimentada pelos insumos da etapa anterior e fornecedor para a etapa seguinte. Acredito que o PDCA foi o instrumento criado a partir dessa corrente de clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui