O Que São Convenções Contábeis?

0
285

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: As convenções contábeis visam restringir e delimitar os princípios de contabilidade, pois as definições desses princípios propiciam, por vezes, interpretações amplas e pouco objetivas.

Convenção contábil é um guia de boas práticas para indicar a conduta adequada do exercício profissional da profissão contábil.

Enquanto o princípio contábil deve ser seguido na profissão por força de lei, a convenção apenas indica com exemplos a melhor forma de se realizar a escrituração dando maior clareza aos princípios.

Convenções Contábeis

Foram criadas com base na grande margem de liberdade que os Princípios Contábeis permitem ao contador no registro das operações (escrituração dos fatos contábeis). Ou seja, as convenções são mais objetivas e têm a função de indicar a conduta adequada que deve ser observada no exercício profissional da contabilidade.

Sendo assim, as convenções contábeis têm por objetivo limitar ou restringir a abrangência dos Princípios Contábeis, definindo com maior precisão e clareza o seu alcance e significado. Elas representam o complemento dos Princípios e Postulados, no sentido de delimitar conceitos, atribuições e direções a serem seguidas no registro das operações facilitando o trabalho do contador.

CEBRASPE (2022)

QUESTÃO ERRADA: Caso exista divergência entre valores obtidos pelo critério objetivo e pelo subjetivo, mas ponderável, convém que o contador opte pelo valor apresentado na hipótese subjetiva.

Convenção da Objetividade: os registros devem estar baseados, sempre que possível, em documentos que comprovem a ocorrência das respectivas transações. Logo, entre um critério subjetivo de valor, mesmo ponderável, e outro objetivo, deve-se optar pela hipótese mais objetiva.

Advertisement

Fonte: http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/convencoes.php.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO ERRADA: Determinado processo escolhido entre vários que poderiam atender a um mesmo princípio geral poderá ser mudado a qualquer tempo e quantas vezes forem necessárias, caso deixe de representar a melhor opção, mesmo dentro de um exercício financeiro.

Errado. Segundo a convenção de consistência, o fato de que, uma vez adotado determinado processo, entre os vários possíveis que podem atender a um mesmo princípio geral, ele não deverá ser mudado com demasiada frequência, pois assim estaria sendo prejudicada a comparabilidade dos relatórios contábeis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui